22/05/2023
No próximo final de semana – dias 27 e 28 de maio – no Rio Grande do Sul acontece a Coleta de Pentecostes, que tem como objetivo garantir a sustentabilidade da missão Ad Gentes em Moçambique, na Arquidiocese de Nampula. A Igreja do RS, através do projeto Igrejas Solidárias entre a Arquidiocese de Nampula e o Regional Sul 3 da CNBB, envia missionários e missionárias para compor uma única equipe missionária, que é, inicialmente, presença junto ao povo macua.
A missão em Moçambique
São 29 anos de história e quase 70 missionários enviados no projeto Igrejas Solidárias, uma parceria entre a Igreja Católica do Rio Grande do Sul e a Arquidiocese de Nampula, no norte de Moçambique. A equipe hoje integra os padres Luiz Weber (Diocese de Santo Ângelo) e Camilo Pauletti (Diocese de Caxias do Sul) e as leigas Maria Bernardete Acadroli (Diocese de Caxias do Sul) e Juliana de Assis Azevedo (Arquidiocese de Porto Alegre). Esta equipe missionária tem como principal preocupação manter um olhar voltado para a realidade da população local, acompanhando e se integrando à comunidade da Vila de Moma, no litoral do norte de Moçambique. No ano de 2022, a equipe de comunicação da Arquidiocese conversou com a Juliana Azevedo. Segue o link:
Parte I: https://open.spotify.com/episode/7xFLuC8kmq6MWeQuddIkfn?si=6414da6cf9444460
Parte II: https://open.spotify.com/episode/7xFLuC8kmq6MWeQuddIkfn?si=743ce1bc69094be4
Desde 1994, a atuação das equipes missionárias priorizou as áreas da saúde, educação, promoção da mulher e direitos humanos, aliadas ao atendimento religioso e pastoral. Atualmente, a equipe missionária é responsável pelo acompanhamento a duas paróquias que somam mais de 160 comunidades e mantém dois projetos sociais na área da educação: uma Biblioteca Comunitária que recebe por dia em torno de 100 alunos e o projeto de alfabetização e reforço escolar Murima Wa Mwana (Coração de Criança), que conta com 190 alunos, entre crianças, adolescentes e mulheres adultas, além de 24 voluntários.