24/07/2024
Em um clima de alegria e corresponsabilidade, aconteceu no Centro Administrativo São João Paulo II, a primeira reunião da coordenação da Iniciação à Vida Cristã (IVC) pós-enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. O encontro contou com a participação do arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e do bispo auxiliar da Arquidiocese Dom Bertilo Joao Morsch.
Na pauta, a IV Jornada Arquidiocesana de IVC, que estava marcada para o dia 27 de julho que em virtude das enchentes foi transferida para o dia 7 de setembro, das 8h30 às 16h, no Instituto São Francisco, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. Na reunião foi detalhada a programação, tema, metodologia, camisetas e equipes de trabalho.
Outro tema tratado pela coordenação foi a retomada da programação do ano, motivar e retomar o itinerário formativo para leigos e leigas da Arquidiocese na modalidade online e a Formação continuada dos catequistas Módulo II, na modalidade presencial, no auditório da Editora Paulinas.
O encontro destacou a necessidade da retomada da parceria entre pastoral do Dízimo e IVC, incentivar os catequistas para realizarem com catequizandos e famílias da Etapa Eucaristia 1, a Vivência do Dízimo e o sentido de pertencimento eclesial. Retomar também a parceria com a Comissão Sociotransformadora: por meio do Envelope personalizado com a Etapa da Crisma, motivar, pais, padrinhos e catequizandos a colaborarem com as obras da Caridade da Arquidiocese e testemunhar o pertencimento comunitário. A reunião destacou que no dia da Celebração da Crisma, os envelopes, são entregues ao bispo e a faz os devidos encaminhamentos. A coordenador do projeto da IVC na Arquidiocese, irmã Maria Aparecida Barboza, reforçou outros pontos abordados.
“A importância da proximidade dos catequistas com as famílias dos catequizandos. Para isso foi elaborado um roteiro para a visitação nas casas. É a Igreja da proximidade indo ao encontro das famílias. Retomou-se também, o Planejamento da IVC e falou-se da importância de iniciar o processo de Escuta, Avaliação e Elaboração do Planejamento da IVC para 2025-2029, para esse processo, a proposta segundo o Arcebispo, Dom Jaime que estava na reunião e o Coordenador da Ação evangelizadora, Pe. Ilário, da importância envolvimentos da coordenação geral e ampliada bem como, dos presbíteros referenciais da IVC e os coordenadores de pastoral dos Vicariatos e Áreas e da Comissão da IVC de cada Área e Vicariato.”
No encontro, Dom Jaime Spengler transmitiu aos participantes do encontro como a Arquidiocese está apoiando as comunidades paroquiais mais atingidas pelas enchentes em seu território, de forma especial com o envio de Bíblias e materiais de catequese, que estão sendo distribuídos conforme as necessidades particulares das paróquias.