06/10/2024
Da janela do Palácio Apostólico, o Papa Francisco, após a oração do Angelus, anunciou na manhã deste domingo (6) a criação de novos cardeais para a Igreja. Entre os nomes, o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, que está em Roma para a segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. No dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, ocorre a cerimônia de nomeação, conhecida como Consistório. O arcebispo de Porto Alegre como cardeal poderá participar do futuro Conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco.
Palavra do arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler:
“Surpreendidos hoje pela indicação do Santo Padre para uma nova missão ou a continuidade da missão na Igreja. A nossa gratidão, antes de tudo, ao Santo Padre. Neste momento gostaria de uma forma toda especial gostaria de me dirigir ao clero da Arquidiocese de Porto Alegre, ao povo da Arquidiocese de Porto Alegre, especialmente aos que foram atingidos pelo tragédia climática no Rio Grande do Sul, mas não somente estes, também o Centro-Oeste atingido pelas queimadas, a seca na Amazônia. Enfim é o Brasil. É o mundo. Me dirijo também aos bispos do Brasil, da América Latina e do Caribe. Faço votos que nós juntos possamos cooperar da melhor forma para promover o Evangelho em todas realidades de nossa sociedade. Caminhemos juntos na comunhão afim de que possamos promover já entre nós o Reino de Deus e a sua Justiça. Agradeço ao Papa e também a proximidade de cada irmão e de cada irmã. Deus abençoe”.
Aos 64 anos, Dom Jaime Spengler foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese em novembro de 2010 pelo Papa Bento XVI (1927-2022). Sua ordenação episcopal ocorreu em fevereiro de 2011, em sua cidade natal, Gaspar (SC). Em setembro de 2013, o Papa Francisco o nomeou como arcebispo de Porto Alegre após a renúncia de Dom Dadeus Grings, que completara 75 anos em 2011. Dom Jaime tomou posse como arcebispo metropolitano em 15 de novembro de 2013.
Dom Jaime Spengler foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe (Celam) no ano de 2023 para um mandato de quatro anos. O arcebispo de Porto Alegre também é membro dos dicastérios para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos e do Instituto de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica da Santa Sé, no Vaticano.
Segundo cardeal arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre
A nomeação de Dom Jaime Spengler como cardeal marca a segunda vez que um arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre é criado cardeal. Dom Vicente Scherer (1903-1996), arcebispo entre os anos de 1947 e 1981, recebeu esta nomeação no ano de 1969 pelo Papa São Paulo VI, aos 66 anos.
Cardeais brasileiros
Dom Jaime Spengler será o sexto arcebispos de uma arquidiocese brasileira nomeado cardeal juntando-se aos seguintes prelados:
Cardeal Dom Paulo Cezar Costa – arcebispo de Brasília – nomeado em 2022
Cardeal Dom Leonardo Steiner – arcebispo de Manaus – nomeado em 2022
Cardeal Dom Sérgio da Rocha – arcebispo de São Salvador da Bahia – nomeado em 2016
Cardel Dom Orani Tempesta – arcebispo do Rio de Janeiro – nomeado em 2014
Cardeal Dom Odilo Scherer – arcebispo de São Paulo – nomeado em 2007
Cardeal Dom João Braz de Aviz – prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica – nomeado em 2012
Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis – Arcebispo emérito de Aparecida (SP) – nomeado em 2010
Link para a matéria do portal Vatican News: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-10/papa-francisco-angelus-consistorio-8-dezembro-jaime-spengler-bra.html
Texto em atualização