04/08/2022
A Igreja Católica no Brasil dá uma atenção especial para o tema das vocações no mês de agosto. No primeiro domingo o Ministério Ordenado; No segundo domingo a família; no terceiro domingo a vida consagrada; no quarto domingo os leigos. Neste primeiro domingo, em que lembramos com carinho especial os padres, vamos trazer algumas informações interessantes sobre os ministros ordenados na Arquidiocese de Porto Alegre ou que exercem o sacerdócio em nosso território.
O dia 04 de agosto é celebrado desde 1929 como o Dia do Padre. A data foi instituída pelo Papa Pio XI e neste dia a Igreja faz memória a São João Maria Vianney, padroeiro dos presbíteros. A mensagem do arcebispo de Porto Alegre Dom Jaime Spengler pode ser conferida aqui: https://youtu.be/wp3vp0Bnu8s
Informações sobre o presbistério da Arquidiocese de Porto Alegre
No total são 323 presbíteros, sendo 191 diocesanos, 132 religiosos ou de outras dioceses. Seis sacerdotes da Arquidiocese têm 90 anos ou mais. E seis sacerdotes nascerem na década de 1990. Entre os padres de congregações, nove têm 90 anos ou mais e dois deles nasceram na década de 1990.
Este clero tem sob sua responsabilidade quatro vicariatos: Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Guaíba. São 160 paróquias. A capital é dividida em cinco áreas. As maiores são as regiões Sul e Oeste, com 18 paróquias. Exercem o ministério em Porto Alegre 122 presbíteros sendo 71 párocos.
Sacerdotes diocesanos nonagenários
Armindo Catellan
Clary Luiz Boaretto - Cônego Gaspar
Ladislau Molnár
Cônego Luiz Vunibaldo Melo da Silveira
Monsenhor Tarcísio Pedro Scherer - completa 90 anos no dia 31 de agosto
Xisto Pedrotti - completa 90 anos no dia 30 de agosto
Sacerdotes diocesanos nascidos na década de 1990
Charles Kermaunar - Vigário da paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga - POA
Davi Dietrich - Pároco da paróquia Nossa Senhora da Saúde - POA
Eduardo Kologeski - Pároco da paróquia Nossa Senhora de Salette - POA
Gilberto Pacheco - Pároco da paróquia Divino Espírito Santo - Cachoeirinha
Gustavo Batista - Pároco da paróquia São José do Sarandi - POA
Jefferson Lunkes - Pároco da paróquia São Cristóvão - POA
Padre ordenado há mais tempo: Cônego Clary Luiz Boaretto - 23 de dezembro de 1951. Mais conhecido como Cônego Gaspar Boaretto, o sacerdote foi ordenado na congregação dos Capuchinhos. No ano de 1967 foi incardinado na Arquidiocese de Porto Alegre.
Trabalhou na paróquia Nossa Senhora da Paz, foi capelão do colégio Bom Conselho e passou também pelas paróquias de Mont´Serrat, Santa Maria Goretti, Nossa Senhora Medianeira, Catedral, São Luiz Gonzaga, São Miguel Arcanjo, São Pedro, além de capelão da irmandade do Divino Espírito Santo.
Padre ordenado mais recente: Pe. Aluísio Negrete Cabreira - 1º de julho de 2022. O sacerdote foi ordenado na paróquia Menino Deus, em Porto Alegre, e atualmente é Vigário da paróquia São João Batista, em Camaquã.
O padre mais idoso é da congregação dos Salesianos de Dom Bosco. O Pe.Lino Satler completa no próximo dia 21 de agosto 97 anos de idade. Ele reside na casa de idosos em Viamão. O sacerdote trabalhou na Arquidiocese em duas ocasiões, no final dos anos 1950, e entre os anos de 1961 e 1966, ambas no município de Taquari, que atualmente pertence à Diocese de Montenegro.
O sacerdote mais jovem é o Pe. Gilberto Ferreira Pacheco, que completa 30 anos em dezembro. Ele é o pároco da paróquia Divino Espírito Santo, em Cachoeirinha.
Ordenação Sacerdotal dos Bispos da Arquidiocese de Porto Alegre
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, foi ordenado sacerdote no dia 17 de novembro de 1990 na cidade de Gaspar (SC).
Dom Adilson Pedro Busin foi ordenado sacerdote em 09 de janeiro de 1993, em São Paulo.
Dom Darley José Kummer foi ordenado presbítero no dia 13 de janeiro de 1996, no município de Roca Salles, interior do Rio Grande do Sul.
Monsenhor Bertilo João Morsch, cuja ordenação episcopal acontece no próximo sábado, em Santa Maria, foi ordenado presbítero no dia 07 de janeiro de 1989, em Sobradinho, região central do Rio Grande do Sul.
O arcebispo emérito da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, foi ordenado sacerdote no ano de 1961, em Roma.