Instalada a paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós

16/08/2022

Instalada a paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós

O município de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, pertencente ao Vicariato de Gravataí, está em festa neste mês de agosto com a instalação da paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós, no bairro Umbu. A solenidade ocorreu na sexta-feira (12) com a presença do arcebispo de Porto Alegre Dom Jaime Spengler, que empossou o Pe. Paulo César Aguiar, mais conhecido como Padre PC, como seu primeiro pároco. Estiveram presentes sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e os fiéis da comunidade.

 

Trajetória

 

A história da Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós tem início no ano de 1996 pela iniciativa de dois casais, Sereno e Eliete, e seus amigos, Clemente e Dica, que ocuparam o terreno onde ergueram uma pequena casinha para realizar a primeira missa do bairro, ministrada pelo Pe. Inácio, na época pároco da paróquia Nossa Senhora da Saúde e que contou com quatro casais. 

 

A capela recebeu o título de Menino Jesus de Praga. Com o tempo  o espaço foi crescendo e novas obras foram se somando à Capela como o salão de festas e o refeitório, além de um centro comunitário e outras importantes conquistas para a comunidade do bairro Umbu.

 

As atividades da nova paróquia já acontecem desde a chegada do Pe. Paulo César, ainda em 2020, quando iniciou a transformação da Capela Menino Jesus de Praga em Paróquia, com CNPJ próprio, organização da parte administrativa, formação da secretaria paroquial, composição do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e do Conselho de Assuntos Econômicos (CAE). 

 

Além de ser o pároco na Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós, o sacerdote atende às comunidades Nossa Senhora do Caravaggio, Maria Regina, e em mais cinco bairros: Campos Verdes, Nova Alvorada, Onze de Abril, Salomé e Sítio dos Açudes.

 

 

Endereço:

Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Avenida Vista Alegre, 973 – bairro Umbu – Alvorada

 

Fotos Pascom Santa Hedviges

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: