IVC elabora proposta pastoral para o triênio 2021, 2022 e 2023

13/04/2021

Uma das marcas desta pandemia tem sido a dificuldade da Igreja de seguir formando discípulos missionários e renovando a comunidade eclesial. Para seguir pensando os rumos da Iniciação à Vida Cristã (IVC) em meio à pandemia, uma reunião foi realizada no último sábado (10), no auditório das Edições Paulinas, no Centro Histórico de Porto Alegre, seguindo todas as orientação sanitárias necessárias. O encontro teve a presença de grande parte dos membros da Comissão, da irmã Maria Aparecida Barboza, coordenadora da IVC, de Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, e de Dom Leomar Brustolin, bispo referencial da Iniciação à Vida Cristã (IVC). Uma proposta pastoral para os anos de 2021, 2022 e 2023 foi discutida e deverá ser apresentada, em breve, às demais lideranças da Arquidiocese. 

 

Leia abaixo a íntegra do Comunicado:

 


 

ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
ANO 2021


“A força do Espírito Santo virá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, até os confins da terra” (At 1, 8)

No dinamismo do Espírito Santo e na preocupação com  o anúncio de Jesus Cristo, pela Iniciação à Vida Cristã, em vista da formação de discípulos missionários e renovação da comunidade eclesial, que a equipe executiva se reuniu no sábado dia 10 de abril das 14hs às 17hs, no auditório das Irmãs Paulinas, respeitando os protocolos da vigilância sanitária com o distanciamento social. 

A reunião contou com a presença da maioria dos membros da comissão, o arcebispo, Dom Jaime Spengler,  e Dom Leomar Antonio Brustolin, bispo referencial da IVC, e objetivou-se,  refletir sobre o processo da IVC e seus desdobramentos na realidade pandêmica e pós pandemia. 
Contata-se um grande esforço dos catequistas e de alguns párocos por uma Igreja da acolhida e da proximidade através da IVC com catequese online,  catequese orientada pelas catequistas e auxiliadas pelas  famílias. 

Tendo presente o avanço crescente da Covid 19, deixando feridas profundas e desmascarando as nossas vulnerabilidades, constatamos que é preciso manter o olhar fixo em Jesus Cristo e reorganizar o processo da Iniciação à vida cristã de modo que o mesmo possa atingir a meta proposta. Já avançamos muito, mas ainda, um longo caminho a percorrer. Para isso, é preciso pensar estratégias, objetivos e metas que respondam os desafios do momento. 

Na ocasião, Dom Leomar fez a explanação de um plano (planejamento) trienal e processual baseado na ESCUTA, DISCERNIMENTO E  PROPOSIÇÃO. Em 2021: escutar a situação das pessoas, da comunidade e da realidade sobre a transmissão da fé em tempos de pandemia; e 2022: discernir, a partir da escuta, caminhos possíveis e propor e avaliar iniciativas; e em 2023: partindo da experiência e em atenção aos novos contextos, elaborar um planejamento para a IVC para mais um triênio. 

Em se tratando de uma proposta pastoral, em breve reunir-se-á  com os presbíteros referenciais da IVC, os Vigários Episcopais, os Coordenadores de Pastoral, os Coordenadores paroquias da IVC e a comissão ampliada para apresentação da proposta e somar forças do caminho já percorrido e assimilado em toda a arquidiocese. 

Na ocasião, definiu-se também, os temas e modalidade da formação dos catequistas novos e atuantes de todas as etapas. Em breve divulgaremos. 

Ir Maria Aparecida Barboza
Coordenadora da Iniciação à Vida Cristã (IVC)

12 de abril de 2021 



Autor:
Juliano Rigatti

Fonte:
Iniciação à Vida Cristã (IVC)

Tags: