Padre Bruno Ferreira é ordenado na paróquia Nossa Senhora da Paz

27/05/2024

Padre Bruno Ferreira é ordenado na paróquia Nossa Senhora da Paz

A Arquidiocese de Porto Alegre está em festa pela ordenação do Pe. Bruno Ricardo Ávila Ferreira, 47 anos. A celebração aconteceu na sexta-feira, na paróquia Nossa Senhora da Paz, em Porto Alegre. Dom Jaime Spengler foi o bispo ordenante. Concelebraram os bispos auxiliares Dom Darley José Kummer e Dom Juarez Albino Destro, e uma expressiva parcela do clero de Porto Alegre e de outras dioceses.

 

 

Os fiéis lotaram o templo, estiveram presentes membros da comunidade paroquial e das demais paróquias por onde o sacerdote passou em seus oito anos como seminarista.

 

 

Em sua homilia, o arcebispo de Porto Alegre meditou o Evangelho proclamado na celebração como uma síntese de toda a ação pastoral da Igreja: "O Santo Evangelho indica algumas atitudes de Jesus que orientam nossa ação de discípulos. Percorrer, ensinar, pregar, curar, ver, compadecer-se, pedir. Nesses verbos que caracterizam a ação do Senhor está sintetizada toda a ação pastoral da Igreja, digo que somos todos nós".

 

 

Dom Jaime Spengler manifestou sua gratidão por mais uma ordenação presbiteral na Arquidiocese de Porto Alegre: "Bruno, agora és membro do presbitério, irmão entre irmãos. O termo ordenação está relacionado à palavra ordem, neste caso ordem dos presbíteros., compreendida como participação efetiva em um grupo, que visa a construção, o acompanhamento e a promoção da comunidade de fé. A Ordenação expressa que o ministério da Igreja jamais é individual. É colegial. Jesus é a referência maior. Ele é Senhor e Mestre. Nele colocamos nossas esperanças".

 

 

O arcebispo reforçou na celebração toda a solidariedade que o povo do Rio Grande do Sul tem oferecido aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. "O nosso povo é muito bom. Quantos gestos bonitos. A partilha e o bem são os sacrifícios que agradam a Deus."

 

 

Dirigindo-se pessoalmente ao sacerdote ordenado, Dom Jaime Spengler falou sobre a missão do presbítero: "O nosso sacerdócio com Cristo é existencial, histórico, não ritual. A missão é grande. A missão é nobre. Sua sustentação se encontra na leitura e meditação do Santo Evangelho, na oração, no encontro pessoal com o Senhor, na atenção aos sinais dos tempos, no respeito ao povo de Deus, em um desejo firme de promover a vida comunitária, a vida de fé. Tenha sempre presente que há uma multidão que não conhece Jesus, não conhece o seu Evangelho. Talvez uma multidão que não nos conhece, não sabe de nós e que talvez continue a se sentir como ovelha sem pastor. Talvez haja também aqueles que não querem saber de nós. Por isso, juntos, como comunidade de fé, como presbitério, como igreja, rezemos para que o Senhor continue enviando muitos operários para a sua messe".

 

 

Ouça a homilia completa de Dom Jaime Spengler: https://open.spotify.com/episode/4aYAYIFky5GuaylZy3VlYk?si=42eef6ee858444b9

 

 

Após receber o Sacramento da Ordem, o sacerdote demonstrou toda a gratidão por participarem junto com ele deste momento. "Minha família, que me acompanhou e acompanha todos os dias. No nome de Dom Jaime agradeço à Arquidiocese, ao clero, aos professores da PUCRS e formadores, que durante todo este período me apoiaram, ao qual fiz ao lado dos meus colegas de turma, que agora cada vez mais nos tornamos uma nova família."

 

 

Padre Bruno falou também sobre o lema que escolheu para a sua ordenação, extraído do Evangelho de São Marcos: "Proclamai o Evangelho a toda criatura. Este versículo me acompanha há muito tempo, desde o tempo em que participava do grupo de jovens. Esta é a missão que Cristo deixou a todos os batizados. Aprendi no Seminário que é a toda pessoa, sem exceção. Eu quero ser padre para testemunhar a misericórdia de Deus a todas as pessoas. Não posso deixar de esquecer de fazer uma prece por todos os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.”

 

 

 

 

PRIMEIRA MISSA

 

 

O sacerdote celebrou sua primeira missa no sábado (25), no Seminário Menor São José, em Gravataí, ao lado de colegas do clero e dos padres que residem no Lar Sacerdotal. No domingo (26), na parte da manhã, Pe. Bruno presidiu sua primeira missa pública na Paróquia Nossa Senhora da Paz. À tarde, celebrou na paróquia Nossa Senhora do Líbano, no bairro Santana, junto ao Movimento de Emaús, do qual foi integrante por mais de 20 anos quando leigo.

 

PRÓXIMAS ORDENAÇÕES

 

Diácono Marto Vilaza - 7 de junho de 2024 - 20h

Paróquia Santa Hedviges - Alvorada

 

Diácono Artur Rossi - 14 de junho de 2024 - 20h

Paróquia Menino Jesus de Praga - Porto Alegre

 

Diácono Charles Kruel - 21 de junho de 2024 - 20h

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Alvorada

 

Rezemos pelo ministério de Pe. Bruno Ricardo Ávila Ferreira.

 

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: