21/07/2022
A Igreja Católica no mundo inteiro celebra no próximo domingo – 24 de julho – o segundo Dia Mundial dos Avós e Idosos. O Santo Padre Papa Francisco convida-nos a tomar consciência da relevância destes na vida dos nossos países e sociedades, e a fazê-lo de modo não episódico, mas estrutural. Não se trata, pois, de remediar a uma emergência, mas de lançar as bases de um trabalho pastoral de longo período, que nos envolverá pelas próximas décadas.
A Penitenciária Apostólica promulgou um decreto com o qual concede uma Indulgência Plenária por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. As pessoas idosas podem alcançar a Indulgência participando das missas celebradas nesse Dia. Para os idosos que não estão em condições de participar da missa presencialmente por motivos de saúde, a Indulgência estende-se àqueles que tomarem parte pela, pelo rádio ou pela internet. Além destes, a Indulgência é concedida a todos os que, por ocasião do Dia Mundial, realizarem uma obra de misericórdia ao visitar uma pessoa idosa sozinha.
No dia 24, às 10h na Itália (5h no horário de Brasília), o Papa delegou o cardeal Angelo De Donatis para presidir a celebração eucarística na Basílica de São Pedro, mas todas as dioceses do mundo são convidadas a celebrar a data com uma liturgia dedicada aos idosos.
A missão que o Santo Padre confia aos anciãos nesta conjuntura particular prova que ele considera que os avós e os idosos têm uma vocação particular, que os torna parte relevando do santo povo fiel de Deus. Esta é a verdadeira alternativa à cultura do descarte: não é uma questão de realizar um gesto de caridade ou de mendigar um tratamento um pouquinho melhor, mas de afirma a centralidade das pessoas idosas na sociedade e dos avós na família.
Sobre a data, o Papa Francisco escreve: “O versículo 15 do Salmo 92 – «dão fruto mesmo na velhice» – é uma boa notícia, um verdadeiro «evangelho» que podemos, por ocasião do II Dia Mundial dos Avós e Idosos, anunciar ao mundo. O mesmo vai contracorrente relativamente àquilo que o mundo pensa desta idade da vida e também ao comportamento resignado de alguns de nós, idosos, que caminhamos com pouca esperança e sem nada mais esperar do futuro”.
Iniciativas sugeridas
O segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será celebrada numa situação em que a situação envolvendo o Covid-19 melhorou significativamente graças a vacina, o que permitirá tomar iniciativas com maior liberdade e colocar ao centro de cada uma delas o encontro pessoal e o abraço.
- Levar a todos – mesmo aos mais isolados – a mensagem de proximidade e consolo que o Dia quer exprimir, pedimos que sejam realizadas visitas aos avós e às pessoas idosas sozinhas da sua comunidade e lhes entregue a mensagem do Santo Padre.
- A visita, sinal tangível da Igreja em saída, é um modo para reafirmar que os idosos, mesmo os mais solitários, estão no centro das nossas comunidades.
- A visita pode ser uma ocasião para oferecer um presente, por exemplo, uma flor, e para ler juntos a oração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
- A visita a um idoso sozinho é uma das possibilidades para obter uma Indulgência Plenária concedida durante esse Dia.
- O encontro entre jovens pessoas e idosas, a amizade que pode nascer, é um dos sinais de que “dão frutos mesmo na velhice”.
Preparação do Dia Mundial com os Idosos
As pessoas idosas são o destinatário principal das atividades do Dia. É a eles que se dirige a mensagem do Papa.
- Importante fazer com que o maior número possível de idosos participe pessoalmente da liturgia dominical celebrada por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
- Depois da pandemia, em muitos contextos, a participação dos idosos na missa dominical diminuiu. O medo do contágio tem alguma influência, mas também o costume, adquirido durante os vários lockdowns, de assistir às celebrações na televisão ou online.
- Esse Dia pode ser uma oportunidade para ajudar os idosos retomarem o costume de participarem da missa presencial.
Envolvimento da juventude
- Pode-se convocar os jovens da comunidade algumas semanas antes do Dia Mundial para explicá-la e garantir que as suas visitas cheguem ao maior número de idosos possível.
- Da mesma fora, os jovens podem organizar um encontro depois da celebração e partilhar os frutos das visitas.
Liturgia
Uma das missas do domingo, 24 de julho, seja dedicada à celebração desse Dia Mundial com os avós e os idosos da paróquia ou comunidade.
- Para possibilitar a presença dos idosos na missa, os membros da comunidade podem se mobilizar para organizar o transporte dos que não podem deslocar-se sozinhos.
- Durante a celebração, os jovens da paróquia ou comunidade podem entregar a mensagem do Santo Padre aos avós e aos idosos.
- No dia 25 de julho e nos dias que precedem ou sucedem esta data, as celebrações litúrgicas da Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos podem ser programadas em hospitais e abrigos para idosos, envolvendo, sempre que possível e de acordo com as normas de segurança e saúde, os membros da paróquia para que as missas sejam animadas de maneira conveniente.
- A coleta das missas desse Dia pode ser dedicada a apoiar projetos em favor dos idosos pobres da comunidade.
Bênção da vida longa
Senhor Deus todo-poderoso, que transmitistes a estes vossos filhos longa vida, dignai-vos comunicar-lhes vossa bênção. Que eles sintam a ternura e a força da vossa presença. Olhando para o passado, alegrem-se com vossa misericórdia, e vislumbrando o futuro, perseverem na esperança que não se acaba. Por Cristo, nosso Senhor
Com informações da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB – https://ppi.org.br/