Solenidade de Corpus Christi será celebrada sob o espírito da solidariedade

28/05/2024

Solenidade de Corpus Christi será celebrada sob o espírito da solidariedade

Foto da paróquia Nossa Senhora Medianeira, em Eldorado do Sul, no último dia 26 de maio de 2024.

Solenidade da Santíssima Trindade.

 

A Igreja Católica celebra na próxima quinta-feira (30) a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo - Corpus Christi. Em Porto Alegre, missa solene será celebrada na Catedral Metropolitana, às 15h, presidida por Dom Jaime Spengler. Neste ano não haverá o cortejo com o Santíssimo Sacramento até a paróquia Nossa Senhora da Conceição. Ao término da Missa, haverá uma procissão no entorno da Praça da Matriz. Neste ano mais do que nunca, a solidariedade será a marca deste momento de fé. 

 

Corpus Christi também será celebrada nos vicariatos. Um dos municípios mais atingidos pelas enchentes na Região Metropolitana foi Eldorado do Sul. A paróquia Nossa Senhora Medianeira sofreu enormes prejuízos, mas graças ao trabalho dos fiéis com a colaboração de diversos padres que ajudaram na limpeza do templo, já foi possível celebrar missas no último domingo. Nesta quinta-feira estará presente na comunidade o bispo referencial do Vicariato de Guaíba, Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos, para a missa de Corpus Christi, às 9h30. Na parte da tarde, às 15h, a celebração acontece na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Guaíba.

 

A cidade de Canoas também foi duramente impactada pelas enchentes, com várias paróquias nos bairros Rio Branco, Fátima, Mathias Velho e Harmonia, atingidas pelas águas. Para celebrar Corpus Christi no município, os fiéis destas comunidades são convidados a participar às 15h da Santa Missa na paróquia São Luís Gonzaga, no Centro de Canoas. A Missa será presidida pelo bispo referencial do Vicariato de Canoas, Dom Juarez Albino Destro. 

 

Tradição dos tapetes

 

A celebração do Corpo e Sangue de Cristo é marcada pela confecção dos tapetes. Em algumas comunidades, esta tradição será mantida, juntamente com a motivação para os gestos de solidariedade. Confira a programação em alguns dos municípios da Arquidiocese de Porto Alegre. 

 

Canoas

 

Nas seguintes paróquias haverá a confecção de tapetes na parte interna das igrejas. Todas são pontos de arrecadação de doação para os atingidos pelas enchentes.

 

  • São Cristóvão

  • Nossa Senhora Aparecida

  • São Paulo Apóstolo

  • Santa Luzia

  • Nossa Senhora do Rosário

  • Nossa Senhora do Caravaggio

  • Santa Maria Goretti

  • Nossa Senhora das Graças

 

Na paróquia Nossa Senhora das Graças, o corredor interno da igreja será enfeitado com cobertores doados pela comunidade e com cartazes feitos pelos alunos do Colégio Espírito Santo. 

 

Gravataí


 

Paróquia Nossa Senhora dos Anjos. 

 

Haverá missa às 15h, seguido de procissão pelas ruas da área central de Gravataí. A confecção dos tapetes será realizada. Toda a serragem usada vai ser recolhida pelos devotos para ser destinada à horta da paróquia servindo de adubo. Os fiéis são convidados a doar alimentos não perecíveis.

 

Paróquia Santa Ana

 

Haverá a confecção de um tapete de serragem com 72 metros de extensão. e está sendo solicitada a doação de alimentos, sobretudo arroz, feijão, massa, farinha, açúcar, sal, azeite e café.

 

Viamão

 

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição terá missa às 9h, seguida por procissão no centro da cidade. Neste ano, será montado um tapete solidário no corredor central da igreja, como expressão de solidariedade. Haverá arrecadação de cobertores e edredons.

 

Alvorada

 

Paróquia Santa Hedviges celebra Corpus Christi com missa às 9h, na Rua 123, esquina com a 140, na parte nova do Porto Verde. Àqueles que quiserem ajudar a montar os tapetes de Corpus Christi, a montagem começará às 7h. A comunidade pede doação de materiais de higiene e de limpeza para doação aos desabrigados e afetados pelas enchentes.

 

 

 

 

Cachoeirinha

 

A paróquia São Vicente de Paulo terá missa às 9h30. A comunidade vai produzir confeccionar bandeiras de todos os estados brasileiros como gesto de gratidão por toda a ajuda que foi recebida. A paróquia está com quatro de seus salões ocupados por pessoas atingidas pelas enchentes. As doações recebidas serão repassadas às famílias. 


 

Chuvisca

 

A paróquia São João Paulo II, no município de Chuvisca, vai produzir tapetes com os cobertores doados neste ano e água mineral demarcando a trilha. 

 

Sertão Santana

 

A paróquia Santa Ana, no município de Sertão Santana, vai confeccionar os tapetes com a ajuda das crianças das catequese. A comunidade vai arrecar cobertores para doação à Paróquia Nossa Senhora Medianeira, em Eldorado do Sul.  

 

Esteio

 

A missa na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Esteio, ocorre às 15h, seguido de procissão pelas ruas do entorno.  O pedido é que os fiéis façam a doação de cobertores.

 

Camaquã

 

Missa às 15h na paróquia São João Batista. Não haverá confecção de tapetes. Aos fiéis é solicitado o envio de doações para destinação aos abrigos

 

A celebração de Corpus Christi na história da Igreja tem seu início e desenvolvimento no século XIII a partir do decreto do Papa Urbano IV que tomando conhecimento de relatos das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon na Bélgica promove a celebração do Corpo de Cristo para toda a Igreja. O Concílio de Trento (1545-1563) fortaleceu a piedade eucarística da Igreja com a obrigação das procissões em dia de Corpus Christi, como forma de valorização da fé cristã na presença real de Cristo na eucaristia

 

Leia artigo publicado pelo Pe. Gustavo Haas no site da Arquidiocese sobre a solenidade do Corpo e Sangue do Senhor

 

https://www.arquipoa.com/olhar-da-fe/festa-de-corpus-christi

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: