24/08/2021
No último domingo, dia 22 de agosto, a tela “A Aparição da Virgem” (1962), de Aldo Locatelli foi apresentada à comunidade após passar por restauro. Em missa solene presidida por Dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar de Porto Alegre, a pintura localizada no altar da nave central também recebeu bençãos.
Na década de 1960, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Rua General Caldwell, 1022) passou a abrigar magníficas obras de arte encomendadas pelo arcebispo Dom Vicente Scherer, especialmente para compor a beleza da igreja. Duas das três telas são do renomado artista ítalo-brasileiro Aldo Locatelli, e estão tombadas pelo EPAHC da Prefeitura Municipal de Porto Alegre: “A Aparição da Virgem” (1962) e “Sagrado Coração de Jesus” (1962), e a terceira é de autoria do artista espanhol José Riera Sicart, denominada “São José”.
Com o passar do tempo a situação de conservação da pintura da tela principal se agravou visivelmente com grave risco de ruptura do suporte, demandando imediata intervenção de restauro. O processo de restauração seguiu um plano de sustentabilidade, passando pelas bases de conservação preventiva através da observação, higienização e preservação, no uso de técnicas conservacionistas para proteger a pintura de poluentes e sujidades. O bastidor foi substituído.
Também a paróquia realizou ações de conservação preventiva no ambiente, como iluminação e climatização da igreja, para auxiliar na proteção das obras. O projeto prossegue com a recuperação das duas telas laterais: “Sagrado Coração de Jesus” e "São José”.
Preservação
A iniciativa com o objetivo de contribuir para a preservação da memória e história da arte e cultura religiosa tem patrocínio das empresas Dufrio, Sulgás e Medlive, por meio do financiamento Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A realização é da Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre, sob a coordenação geral da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. A gestão do projeto é de responsabilidade da Cult Assessoria e Projetos Culturais com o acompanhamento da Cúria Metropolitana de Porto Alegre.
Estiveram presentes na solenidade, parte da equipe do projeto, nominada a seguir, e Cristine de Ávila Cervo, representante da Sulgás.
Integram a equipe do projeto:
Museóloga: Caroline Zuchetti
Restauradoras: Leila Sudbrak (supervisão geral), Maria Cristina Ferrony e Vivian Lockmann.
Captadora: Jac Sanchotene
Produtora cultural: Glaci Braga
Fotógrafo: Lucas Pedruzzi
Marceneiro: Itacir Veirich e equipe
Remoção da tela: Paulo Mog da Silveira e equipe
Suporte diversos: VNV Instalações Elétricas Ltd, em nome de José Vitor de Oliveira e equipe
Equipe da Paróquia:
Padre Pedro Alberto Kunrath
Conselho de Pastoral Paroquial:
Integrante e responsável pelas obras da Paróquia – Ivanir Maria Argenta dos Santos
Coordenador: Renato Rollo
Conselho de Assuntos Econômicos:
Coordenador: Leonard Siqueira
Funcionários da Paróquia: Valéria Klaus, Adriana Grilo Rodrigues e Luis Paim
(Fotos: Lucas Pedruzzi)