31/08/2022
A Terceira Jornada Arquidiocesana da IVC (Iniciação à Vida Cristã) acontece no sábado (3), a partir das 8h30 até as 17h30, no Instituto São Francisco, em Porto Alegre. O encontro será concluído com a santa Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler. A Arquidiocese de Porto Alegre conta atualmente com aproximadamente 2,8 mil catequistas e cerca de 15 mil catequizandos em seu território, conforme levantamento da coordenação do IVC junto às paróquias dos quatro Vicariatos (Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Guaíba).
“A Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã tem sua centralidade na Palavra de Deus proclamada, celebrada e vivenciada no testemunho da transmissão da fé às novas gerações, na vida em comunidade e na transformação da sociedade”, afirma o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.
No encontro deste sábado são esperados cerca de 1 mil participantes. A primeira parte do programa vai tratar da questão “Como estamos no pós-pandemia?”, com assessoria do Pe. Luís Carlos Almeida, presbítero referencial da IVC no Vicariato de Gravataí e Cristiana de Abreu Rosa, catequista e membro da Coordenação Geral da IVC.
“O caminho realizado até agora vem fortalecendo e unificando a arquidiocese de Porto Alegre em um processo de conversão pastoral, renovação paroquial e revitalização da fé dos batizados. Com o tempo de caminhada, sentiu-se a necessidade de avaliar o percurso a partir dos objetivos e metas propostos”, lembra a irmã Maria Aparecida Barboza, coordenadora do IVC na Arquidiocese de Porto Alegre.
“No pós-pandemia, a IVC encontra um contexto complexo e desafiador para a missão de educar na fé crianças, jovens e adultos. Retoma-se o processo com as atividades presenciais no desejo de encantar as famílias, os catequizandos, as paróquias e comunidades para a vivência e o testemunho de uma fé viva e missionária”, completa a irmã.
Outro tema que será abordado na Jornada é o “Ministério do Catequista a Serviço da Palavra de Deus”, com assessoria da Irmã Maria Aparecida Barboza. A terceira etapa da formação será momento para um laboratório sobre a “Leitura Orante da Palavra, Coração da IVC”, com o Pe. Livio Masuero, mestre do Propedêutico, membro da coordenação Geral da IVC e Maribel Canova, catequista, membro da coordenação geral e secretária da IVC.
A quarta reflexão terá como assessor o Pe. Rafael Fernandes Martins, presbítero da Arquidiocese, professor de Teologia na PUCRS, Diretor Espiritual Residente no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição e membro da coordenação geral da IVC. Ele falará sobre “o catequista a serviço de uma igreja sinodal e ministerial”.
“Com este estudo, pretende-se tratar do ministério da catequese na perspectiva sinodal e ministerial da Igreja, isto é, como “povo de Deus em comunhão”. Assim, apresentam-se as seguintes temáticas: 1º a compreensão de “povo de Deus” no Concílio Vaticano II; 2º o entendimento dos ministérios eclesiais que daí resultam; 3º a missão de catequista na Igreja sinodal, com suas tarefas profética e mistagógica”, explica o sacerdote.
Dados sobre a Iniciação à Vida Cristã
Total de Catequizandos - 14.904
Eucaristia - 10.255
Crisma - 3.782
Adultos - 867
Total de Catequistas - 2.794
Batismo - 754
Eucaristia - 1.194
Crisma - 624
Adultos - 218