MENSAGEM DE DOM JUAREZ por ocasião de sua ordenação episcopal

Vocação: Graça e Missão! Eis o tema do 3º Ano Vocacional do Brasil, eis o lema de meu serviço episcopal, estampado no brasão, juntamente com os símbolos que expressam uma história, uma vida, uma vocação, uma missão. E tudo é graça divina! Após uma Liturgia tão rica em significados, é momento de, simplesmente, agradecer, dar graças, grazie, gracias!

Em primeiro lugar, claro, dar graças ao Senhor da messe e grande Pastor do rebanho, que com sua luz, sua presença e seu ensinamento, faz arder corações, abrir os olhos e colocar os pés a caminho...

Gostaria de agradecer, também, de modo especial, as minhas três famílias, presentes de Deus:

1) A Família de Sangue, aqui representada pela mãe, irmão, cunhada e sobrinha, que também é minha afilhada de batismo. Com eles, estendo meu agradecimento a todos os familiares, Destro e Cesconetto, parentes próximos e distantes, de longe e de perto, vivos e falecidos, presentes, ausentes e que nos acompanham pelas Redes Sociais. E uma extensão da família de sangue é a comunidade eclesial, lugar da iniciação cristã, dos primeiros passos pastorais. Dom Jacinto Flach, bispo de Criciúma, e Pe. Wilson Buss, pároco da Santa Bárbara, minha paróquia, representam essa extensão familiar.

2) Mas tenho uma segunda Família, a Família de Carisma, Herança de Santo Aníbal Maria Di Francia. Com Pe. Bruno Rampazzo, Superior Geral dos Rogacionistas, Ir. Gislene Danielski, Superiora Provincial das Filhas do Divino Zelo, Diane Galdino, Missionária Rogacionista, o casal Leo e Arnaldo, da Associação das Famílias Rog, Ir. Silvânia Coelho, Presidente do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), com estes, saúdo e agradeço aos coirmãos e coirmãs de caminhada, da Família do Rogate (consagrados e consagradas, formandos, leigos e leigas). Aqui também visualizo uma extensão da Família de Carisma, que é o serviço prestado na Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Saúdo, então, meus companheiros e companheiras de serviço de animação vocacional, seja desse serviço específico, o SAV, seja com a OSIB (Organização dos Seminários e Institutos de Brasil), a CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), a CNISB (Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil), a CND e a CNP (Comissão Nacional dos Diáconos e Comissão Nacional dos Presbíteros). Menciono o Pe. Patriky como representante de toda a gestão anterior da CNBB. Foi um tempo considerado “acadêmico” para mim! Obrigado!

3) Finalmente, quero agradecer a minha terceira família, também um presente de Deus como as outras duas. Um dia tive que “sair de casa”, da casa da mãe, para seguir a vocação à vida consagrada, no seminário, e ganhei a segunda família. Não significa abandono da primeira, pois os laços afetivos continuam. Significa, sim, uma ampliação, um alargamento, mais irmãos e irmãs... Agora, tive que sair novamente “de casa”, da casa dos Rogacionistas, para seguir a vocação episcopal na arquidiocese de Porto Alegre. E, assim, ganhei uma terceira e grande família, a Família Porto-alegrense. Na pessoa de Dom Jaime, nosso arcebispo, agradeço a todos vocês, meus novos irmãos e irmãs, bispos aqui presentes, padres, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas, leigos e leigas. Saúdo as autoridades, representando os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário da cidade. Esta terceira família também tem uma extensão: o mundo, a messe, outras “estações vocacionais”, como cantamos no Hino do 3º Ano Vocacional do Brasil. Uma missão sem fronteiras...

Quis a Providência Divina ser numa memória mariana esta Liturgia! Numa Igreja a ela dedicada, em uma cidade cuja padroeira é Ela, Nossa Senhora! A Mãe! Nossa Mãe! Além de todos os títulos e significados, a Mãe representa, geralmente, o elo de ligação das famílias. Convido minha mãe, em nome de todos nós, a oferecer uma flor à Nossa Senhora, acompanhada de minha afilhada e de casais da Equipe de Nossa Senhora de Brasília. Enquanto isso, cantaremos junto com o grupo de crianças, recordando-nos a que fomos chamados: servir com alegria, especialmente os menores do Reino!

Dom Juarez Albino Destro, rcj