18/04/2022
A Páscoa de Jesus Cristo foi celebrada na Arquidiocese de Porto Alegre de forma plena após dois anos de restrições em razão do Covid-19. O Tríduo Pascal, em que a Igreja Católica faz memória da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, da Paixão do Senhor e a sua Ressurreição no terceiro dia, encheu as paróquias de todo o território.
O arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler celebrou o Tríduo Pascal na Catedral Metropolitana Mãe de Deus. Os bispos auxiliares, Dom Aparecido Donizeti, Dom Adilson Pedro Busin e Dom Darley José Kummer, estiveram em comunidades de Porto Alegre e Região Metropolitana.
Na quinta-feira Santa, a Igreja Católica recorda a última ceia, em que Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia e da Ordem. Também o rito do Lava-pés foi realizado em todas as paróquias, recordando o gesto de Jesus, que lavou os pés dos 12 Apóstolos. Outro belo momento retomado neste ano foi a prática das vigílias de adoração, que em muitas comunidades durou toda a madrugada até a tarde de sexta-feira.
Às 15h da sexta-feira Santa a Paixão do Senhor Jesus Cristo foi celebrada com muita piedade e devoção. Em Porto Alegre, a procissão do Morro da Cruz, na zona leste da cidade, foi retomada após dois anos. Na área central da capital foi realizada a procissão do encontro, em que a imagem do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores se encontraram em frente à Catedral Metropolitana. Muitas paróquias da Arquidiocese também realizaram encenações dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo antes de se entregar ao Pai na Cruz.
A solene Vigília Pascal no sábado foi celebrada em sua plenitude, com a benção do fogo, a solene Liturgia, o batismo dos fiéis que se preparam para receber o Sacramento. O Senhor Ressuscitou. Aleluia
Foto Camila Oliveira/Pascom Catedral