29 anos do falecimento do Cardeal Dom Vicente Scherer

08/03/2025

29 anos do falecimento do Cardeal Dom Vicente Scherer

CARDEAL DOM VICENTE SCHERER

 

Dom Alfredo Vicente Scherer (1903-1996) foi o primeiro arcebispo de Porto Alegre a se tornar cardeal. Nasceu em 05 de fevereiro de 1903, em Bom Princípio (RS), décimo segundo e último filho de Pedro Scherer e Ana Oppermann. Oriundo de uma família com profundas raízes católicas (dois de seus irmãos foram sacerdotes católicos), manifestou desde cedo sua vocação religiosa. Estudou no Seminário Provincial de São Leopoldo, dirigido pelos padres jesuítas, e, posteriormente, na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), onde concluiu seus estudos teológicos. Em Roma foi ordenado sacerdote, em 03 de abril de 1926.  Permaneceu na Cidade Eterna até laurear-se em teologia, retornando, a seguir, para o Brasil, onde exerceu, como presbítero da arquidiocese de Porto Alegre, diversas atividades, que lhe granjearam estima e respeito.

Foi, assim, eleito para ser o terceiro arcebispo metropolitano de Porto Alegre, sendo ordenado bispo e tomando posse canônica do dia 23 de fevereiro de 1947, com 44 anos de idade. Permaneceu à frente da arquidiocese por quase 35 anos (1947-1981), sendo, até hoje, o mais longevo pastor desta porção da Igreja Católica. Justamente por esta longevidade, por suas capacidades pessoais e pela fidelidade ao seu lema episcopal (“Evangelizare Misit Me” – Minha Missão é Evangelizar), influenciou enormemente na caminhada da arquidiocese, ajudando a torná-la cada vez mais uma referência para todo o Brasil. 

O reconhecimento maior ao seu trabalho veio através do papa Paulo VI, que em 28 de março de 1969 anunciou que D. Vicente seria incluído no Sagrado Colégio dos Cardeais da Santa Igreja Romana. Desse modo, tornou-se o primeiro prelado da região sul do Brasil a receber a dignidade cardinalícia.

Mas sua influência foi além de Porto Alegre. Durante todo seu período como arcebispo de Porto Alegre, foi o líder maior de toda a Igreja no Rio Grande do Sul, colaborando decididamente, entre outras coisas, para criação de novas dioceses no solo gaúcho. Além disso, suas alocuções “A Voz do Pastor”, transmitidas semanalmente pelo rádio e publicada em jornais da capital e mesmo em outras regiões do estado e do país, tinham muitas vezes repercussão nacional.

Logo após sua renúncia como arcebispo de Porto Alegre, em dezembro de 1981, aceitou a tarefa de comandar a Santa Casa de Misericórdia da capital, que,então, se encontrava à beira da falência. Com seu trabalho e a respeitabilidade de seu nome, ajudou a reerguê-la, e os frutos deste trabalho podem se sentidos ainda em nossos dias.

D. Vicente veio a falecer em 08 de março de 1996, em Porto Alegre, aos 93 anos de idade, conservando, até o fim, a lucidez. Mesmo anos depois de sua renúncia, jamais foi esquecido pelo rebanho que conduziu, a ponto de um importante jornal da capital gaúcha assim noticiar a sua morte: “Morreu o pastor dos gaúchos”.

Agora, passados mais de 55 anos da elevação de D. Vicente Scherer ao cardinalato, a arquidiocese de Porto Alegre novamente se alegra com esta notícia: seu arcebispo, Dom Jaime Spengler, foi anunciado pelo papa Francisco como cardeal da Igreja Católica. A ele nossa feliz saudação!

Pe. Eduardo Pretto Moesch



Autor:
Nelson S. Pereira

Fonte:
Pe. Eduardo Pretto Moesch

Tags: