14/07/2022
No dia 6 de agosto de 2014 milhares de cristãos fugiram do norte do Iraque, expulsos pelos extremistas do grupo Estado Islâmico. Desde então, neste dia, por iniciativa da Fundação Pontifícia ACN com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as paróquias e comunidades são convocadas a partiri do Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos.
A discriminação e a perseguição com base na crença religiosa são um fenômeno crescente em todo o mundo. A liberdade religiosa é violada em quase um terço dos países do mundo (31,6%), onde vivem dois terços (67%) da população mundial – aproximadamente 5,2 bilhões de pessoas, conforme dados da ACN.
Não há somente uma religião que seja perseguida ou mesmo manipulada. Dependendo da localidade, uma se sobressai como alvo de ataques que vão desde frases discriminatórias a atos de violência gratuita e sem sentido. Mas, no geral, os cristãos ainda se mantém no topo das estatísticas como o grupo religioso mais perseguido e odiado do mundo.
A perseguição aos cristãos, sobretudo no continente africano, acontece agora. Basta lembrar o que terrível assassinato de católicos, incluíndo crianças, que participavam da Missa no domingo de Pentecostes na Nigéria.
Para quem quiser mais informações e subsídios sobre o tema basta entrar no site www.acn.org.br/6deagosto
Oração
Senhor Jesus Cristo, Vós nos ensinastes a rezar ao Pai em vosso nome e nos assegurastes que tudo o que pedíssemos nós receberíamos. Por isso, nos dirigimos a Vós com total confiança, vos pedimos a graça e a força de perseverar nesta tempestade, para alcançar a paz e a segurança, antes que seja tarde demais. Esta é a nossa oração e, embora pareça impossível para nós, confiamos a Vós a nossa sobrevivência e nosso futuro.
Ajudai-nos, Pai, em nome de vosso Filho crucificado e ressuscitado, Jesus, para continuarmos a trabalhar juntos; para sermos livres, responsáveis e amorosos; para encontrarmos a vossa vontade e fazê-la com alegria, zelo e coragem.
Em Caná, a Mãe de Jesus foi a primeira a notar que não havia vinho. Pela intercessão de Maria, vos pedimos, Pai, para mudar a nossa situação – como vosso Filho transformou a água em vinho – da morte para a vida.
Amém †
Cardeal Louis Raphael Sako