04/03/2024
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, participou nesta segunda-feira (5) da abertura do Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana, que acontece até quarta-feira (6), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O evento tem como objetivo refletir a presença da Igreja Católica tanto na dimensão pastoral como teológica com a presença de cardeais, bispos, padres e leigos nos três dias de congresso. A iniciativa é da Graduação e da Pós-Graduação em Teologia da PUCRS e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dom Jaime Spengler recordou como se deu a ideia da realização do Congresso. “Uma vez por ano os bispos das maiores cidades têm o hábito de conversar sobre a realidade pastoral dos maiores centros urbanos”, lembrou o arcebispo de Porto Alegre. “Que o Congresso traga Indicações viáveis para sermos presença do Evangelho no mundo. Estamos todos no mesmo barco e precisamos remar juntos. Que orientados por Jesus possamos deixar uma sociedade melhor para as futuras gerações.”
Coordenador da pós-graduação da PUCRS, Pe. Tiago de Fraga Gomes, destacou que o Congresso se dá sob a luz do Processo Sinodal, os 11 anos do pontificado de Francisco e os 60 anos da promulgação da Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II. “Há uma grande transformação em curso, por muitas vezes difícil de acompanhar. Urbanização e Globalização se fundem. A Pastoral Urbana precisa enfrentar o medo e a falta de abertura diante do novo.
A primeira conferência da tarde foi conduzida pelo bispo da diocese de Petrópolis (RJ) e Presidente da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB, Dom Joel Portella Amado, que abordou a Ação Pastoral nas grandes cidades. “Esta temática ganha força a partir da década de 1960 no Brasil. Muitos padres e bispos abordam a questão da Pastoral Urbana nas mais diferentes temáticas, desde a psicologia, teologia, comunicação.”
O presidente da Comissão para a Doutrina da Fé destacou que é cada vez mais difícil a separação entre Urbano e Rural em um mundo globalizado. “Fazer Pastoral Urbana não significa apenas atuar nas grandes cidades. O urbano de nossos dias é globalizado. O que é pensado nos grandes centros transcende para os demais meios.”
O primeiro dia do Congresso teve ainda a conferência de Alzirinha Rocha de Souza, que abordou os desafios da Cultura Digital para a Igreja no contexto urbano. Hospitalidade e cultura do encontro no contexto urbano foi a conferência final do primeiro dia, proferida pelo Frei Luís Carlos Susin.
Terça-feira
O Congresso Teológico de Pastoral Urbana segue na terça-feira com o segundo dia de conferências. Destaque para a celebração do Doutorado Honoris Causa do Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano). Às 18h, o cardeal fará a conferência “Desafios da cultura urbana para a evangelização hoje.”
Mais informações: https://www.pucrs.br/eventos/inst/pastoralurbana2024/