01/12/2021
A Arquidiocese de Porto Alegre inicia uma campanha em homenagem aos padres que celebram jubileus de 25 e 50 anos. Os presbíteros que completaram seus jubileus antes deste mês, de janeiro a novembro de 2021, foram homenageados retroativamente por meio do Facebook da Arquidiocese e também no WhatsApp.
No último mês do ano, receberão a homenagem os padres Claudio Antônio Bianchet e Wilson Luiz Galizoni, que celebram 25 anos de ordenação presbiteral nos dias 8 e 12 de dezembro, respectivamente.
"Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." (1 Pedro 2:9)
Padres que já completaram seus jubileus em 2021:
25 anos
Dom Darley José Kummer - Ordenação presbiteral em 8 de janeiro de 1996
Darley José Kummer nasceu no município de Roca Sales (RS), no dia 12 de maio de 1967. Ingressou no Seminário São José de Gravataí, no curso propedêutico, em 1987, e licenciou-se em Filosofia, em 1988, pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição de Viamão (RS). Dois anos depois, concluiu a formação no Seminário Maior de Viamão (RS). Seus estudos de Teologia aconteceram no Centro de Estudos Teológicos Dom Edmundo Kunz, no Seminário Maior de Viamão, de 1991 a 1995. Foi ordenado diácono no dia 6 de agosto de 1995 e presbítero no dia 8 de janeiro de 1996, na paróquia São José de Roca Sales. O trecho bíblico “Na unidade e diversidade de dons formar comunidade”, de Efésios 4, 1-14 foi o lema de sua ordenação. O religioso possui curso de especialização em juventude, tema que aprofundou de janeiro de 2000 a janeiro de 2001. Entre as funções que exerceu como padre merecem destaque: vigário da paróquia São Vicente de Paulo, de Cachoeirinha (RS), de fevereiro a dezembro de 1996. Assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude, de janeiro de 1997 a dezembro de 2001. Exerceu o sacerdócio na paróquia Sagrado Coração de Jesus em Alvorada (RS), de janeiro de 2002 até dezembro de 2005. Assistente do curso propedêutico no Seminário São José e diretor do Lar Sacerdotal, de 2006 a 2010. Em 2010, assumiu a função de reitor do Seminário Menor São José de Gravataí e assistente do ensino médio. Assumiu a paróquia Imaculado Coração de Maria de Esteio (RS) de 2011 a 2015. Foi presidente do Fraterno Auxílio de 2011 até 2013. De 8 de agosto de 2015 até abril de 2019, foi vigário episcopal do Vicariato de Canoas (RS). De 2016 até sua nomeação foi pároco na paróquia São Luís Gonzaga, de Canoas. Dom Darley foi ordenado bispo em 12 de junho de 2019, em seu município de nascimento.
Padre João Miguel Schafer - Ordenação presbiteral em 20 de janeiro de 1996
Nasceu em 29 de setembro de 1960 em Linha Rodrigues da Rosa, município de Barão. Foi ordenado sacerdote em 20 de janeiro de 1996, na igreja São João Batista, Linha Rodrigues da Rosa, município de Barão, tendo como lema: “Anunciar, celebrar e animar a vida em Cristo.” Foi vigário na Paróquia São João Batista, em Camaquã, e vigário na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Esteio. Foi pároco da Paróquia São José, de Barra do Ribeiro, Paróquia São José, de Cerro Grande do Sul e, atualmente, é pároco da Santa Terezinha, de Viamão.
Padre Flávio Canísio Steffen - Ordenação presbiteral em 27 de janeiro de 1996
Nasceu em 29 de outubro de 1967, em Bom Princípio (RS). Foi ordenado em 27 de janeiro de 1996, em Bom Princípio, com o lema: “Servir com amor e alegria.” Foi pároco na Nossa Senhora das Graças, de Canoas, onde permaneceu por 21 anos, tendo assumido no último ano também como pároco na Nossa Sra. do Caravaggio e Paróquia Nossa Sra. do Rosário, também em Canoas, sendo pároco de três paróquias, simultaneamente. Em 2017, assumiu como pároco na Paróquia Sagrada Família, em Porto Alegre, onde permanece atualmente. Foi também diretor espiritual do propedêutico no Seminário de Bom Princípio, participa da diretoria do Fraterno Auxílio, atua na Rede de Escolas São Francisco e, atualmente, também é presidente da Cáritas-SAS (serviço da Ação Social da Arquidiocese).
Padre Heitor Morschel - Ordenação presbiteral em 16 de março de 1996
O padre Heitor Morschel nasceu em Novo Hamburgo, em 9 de janeiro de 1966. Foi ordenado sacerdote no dia 16 de março de 1996, em São Sebastião do Caí, tendo como lema: "Apascenta as minhas Ovelhas!”. Foi nomeado vigário da Paróquia São José, de Roca Sales, logo após a sua ordenação. Em 1997 e 1998 foi vigário na Paróquia Bom Jesus, em Triunfo. Foi também pároco da Nossa Senhora das Graças, em Gravataí, pároco da Paróquia Santa Catarina, em Feliz, e pároco da Santa Luzia, em Cachoeirinha. Além das atividades paroquiais, padre Heitor foi também coordenador de Pastoral do Vicariato de Gravataí (2004-2005). Desde 2004, foi vice-coordenador do CONER/Gravataí, representando o Ensino Religioso na Região Metropolitana, compreendendo as cidades de Cachoeirinha, Gravataí, Glorinha, Alvorada e Viamão. Também integra a Comissão Central de Pastoral como representante da ECODIPA de todo o Rio Grande do Sul. Em 2008, foi coordenador de Pastoral da nova Diocese de Montenegro, membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores da mesma Diocese. Funções que foram encerradas em dezembro de 2010. Em 2013 foi escolhido Coordenador da Área de Cachoeirinha. Em 2014 fez sua Consagração Perpétua na União dos Presbíteros Diocesanos de Schoenstatt, na Alemanha. Em agosto de 2017, concluiu o Curso de Pós-Graduação em Teologia e Mestrado em Teologia Sistemática pela PUC/RS. Em 2019, foi designado para assumir a Paróquia São Vicente de Paulo, do Jardim Itú, em Porto Alegre, tomando posse como pároco em janeiro de 2020, onde permanece.
Padre Algacir Munhak Ordenação presbiteral em 17 de agosto de 1996
Padre Algacir Munhak nasceu em 19 de abril de 1966, em Cascavel, no Paraná, e foi ordenado sacerdote em 17 de agosto de 1996, na Paróquia São Cristóvão, Cascavel, tendo como lema: “Pai, que estejam comigo, onde eu estou, aqueles que me deste” Jo. 17,24. Como padre estudante, foi responsável pela comunidade brasileira de Roma, acompanhando o grupo na Igreja Santo Antônio dos Portugueses, próxima à Piazza Navona. Foi diretor Espiritual do Seminário Menor São Carlos e pastoral vocacional. Neste tempo era também vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Sarandi (RS), onde permaneceu de 1999 a 2000. Integrou a abertura da Etapa Formativa do Propedêutico, na Vila Nova, em Porto Alegre e foi o reitor do Seminário Scalabrini, Curso de Filosofia. Foi também professor de Filosofia, em Passo Fundo, de 2002 a 2004 e formador, no Seminário Menor Nossa Senhora de Caacupé, Ciudad Del Este, Paraguai. Em Santiago do Chile, entre os anos de 2006 a 2010, foi coordenador da Pastoral da Mobilidade Humana, na Conferência Episcopal do Chile. Neste mesmo período, foi nomeado membro da Equipe de Apoio à Pastoral da Mobilidade Humana no CELAM, Bogotá, integrando, também, a equipe de trabalho da Pastoral do Migrante do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes da Santa Sé. Era vigário da Paróquia Nossa Senhora Pompéia, para as atividades pastorais com os migrantes latino-americanos. De 2011 a 2013 foi superior da Província São José, em Buenos Aires, que compreendia os países da Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai. Ao final de 2013, a Congregação decidiu fazer a unificação das Províncias da América do Sul, definindo a Sede Regional para Porto Alegre. Esta Região compreende as missões scalabrinianas do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai. No final deste mesmo ano, foi nomeado Ecônomo da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, recém constituída, permanecendo até 2019. Atualmente é o superior da Região Sul-Americana Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, em Porto Alegre.
Padre Ilário Flach - Ordenação presbiteral em 23 de novembro de 1996
Padre Ilário Flach nasceu em 24 de setembro de 1967, no município de Salvador do Sul, no Rio Grande do Sul. O padre Ilário concluiu a primeira Comunhão e a Crisma na Linha Francesa Alta, em Barão (RS), em 1979. De lá pra cá, cursou o Seminário São João Vianney, 6º série, também em Bom Princípio. A sétima e oitava séries foram cursadas em Gravataí, no Seminário São José. Em Viamão, cursou Teologia no Seminário Nossa Senhora da Conceição. O ministério diaconal foi exercido na paróquia São João Batista, em Montenegro, e o presbiteral na paróquia Nossa Senhora da Natividade, em Linha Francesa Alta (Barão), após a sua ordenação em 23 de novembro de 1996. O padre Ilário, atualmente, é coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Porto Alegre.
Padre Rogério Ferraz - Ordenação presbiteral em 23 de novembro de 1996
Padre Rogério Alencar Ferraz de Andrade nasceu em 30 de dezembro de 1969, em Iraí, e foi ordenado sacerdote em 23 de novembro de 1996, em Ibirubá, com o lema: “Ut simus audaces et amemus Deum nostrum”, “Sejamos de fibra e amemos nosso Deus”, de São João Vianney. Foi vigário da Catedral do Espírito Santo, em Cruz Alta (1997) e foi pároco de 1998 a 2000. Na Paróquia Santo Antônio, em Panambi, atuou como pároco em 2002 e, de 2002 a 2018, foi o vigário da Paróquia Santo Antônio, em Alvorada. Em 2018 assumiu como pároco na Santa Luzia e Santa Cruz, ambas em Porto Alegre, onde permanece atualmente. Além das atividades pastorais, padre Rogério também tem uma trajetória na área da educação. É Doutor em Letras (Uniritter), Mestre em Educação (UFSM), MBA em RH, Licenciado em Letras (Unicruz), Bacharel em Teologia (Centro de Estudos Teológicos João Vianney), com especialização em Ensino da Bíblia (UFP). Foi diretor Acadêmico e de Pós-Graduação da Faculdade de Tecnologia La Salle, em Estrela, membro da Comissão de Ensino Superior da Província Lassalista, de Porto Alegre, e professor de Ensino Superior nas áreas da Administração, Direito, Humanidades e Ciências da Saúde. Consultor para a formação de Equipe de Alto Desempenho nos hospitais da Rede Divina Providência, diretor Geral do Colégio Santa Rosa de Lima, Lages (SC), diretor Pedagógico do Colégio Vicentino, Santa Cecília (2018 a 2021) e coordenador da Pastoral da Educação e Cultura da CNBB Sul 3. Por fim, assessor de Gestão da Rede Reparadoras de Educação e professor da Rede Pública Estadual.
50 Anos
Padre José Romeo - Ordenação presbiteral em 16 de janeiro de 1971
O padre José Romeo Maldaner nasceu em 14 de outubro de 1942, em Pinhal Alto, município de Nova Petrópolis, no RS, e é irmão gêmeo do padre Luiz Remi Maldaner. Ambos foram ordenados sacerdotes em 16 de janeiro de 1971, na Igreja Imaculado Coração de Maria em Pinhal Alto, Nova Petrópolis (RS). Seu lema é lema: "Alegre na esperança; paciente na tribulação; perseverante na oração". Exerceu o presbiterato nas paróquias: São Luís, Novo Hamburgo, como vigário por um ano; Sagrado Coração de Jesus, em Sapiranga, onde foi pároco por dois anos; São José, na Barra do Ribeiro, por 11 anos; Nossa Senhora do Livramento, em Guaíba, por dez anos; Menino Deus, em Porto Alegre, 18 anos. Atualmente, exerce o seu ministério sacerdotal na Paróquia Santo Antônio do Pão dos Pobres, em Porto Alegre, onde é pároco há nove anos. Padre José Romeo também foi coordenador da Pastoral da Juventude de Porto Alegre, assistente Eclesiástico e diretor da Cáritas (Secretariado de Ação Social) por mais de duas décadas. Juntamente com a equipe de casais, elaborou a Pastoral dos Casais em Segunda União, da qual foi diretor espiritual por 16 anos.
Padre Luiz Maldaner - Ordenação presbiteral em 16 de janeiro de 1971
O padre Luiz Remi Maldaner nasceu em 14 de outubro de 1942 em Pinhal Alto, município de Nova Petrópolis (RS) e é irmão gêmeo do padre José Romeo Maldaner. Ambos foram ordenados sacerdotes em 16 de janeiro de 1971, na Igreja Imaculado Coração de Maria em Pinhal Alto, Nova Petrópolis (RS). Seu lema é "A serviço do Senhor, alegre na esperança, paciente na tribulação, perseverante na oração". Trabalhou nas seguintes paróquias: São Paulo Apóstolo, em Canoas, onde foi vigário, Paróquia Senhor Bom Jesus, em Taquara, onde também foi vigário, Paróquia São João Batista em Camaquã, vigário. Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Maquiné, Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes em Tramandaí, Paróquia Nossa Senhora da Conceição em São Jerônimo, Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre, Paróquia Santo Inácio de Loyola, em Porto Alegre, Paróquia Santa Maria Goretti, em Porto Alegre, Paróquia São Miguel Arcanjo em Porto Alegre e, atualmente, pároco novamente na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre.
Padre Luiz Sebastião Turra - Ordenação presbiteral em 21 de novembro de 1971
O padre Luiz Sebastião Turra nasceu em 22 de março de 1945, em Passo Fundo (RS). Proferiu os primeiros votos em 25 de janeiro de 1965 e, em 21 de novembro de 1971, foi ordenado sacerdote em Marau, com o lema: "Aqui estou para servir!". Neste município, atuou como vigário por dois anos, pároco por seis e mestre de noviços. Foi conselheiro Provincial responsável pelo setor da formação e provincial dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, República Dominicana e Haiti, por dois triênios. Foi pároco na Paróquia Imaculada Conceição por oito anos, em Caxias do Sul e na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, por um ano. Também foi assessor de Música Litúrgica da CNBB por um ano e meio. Por necessidade da província, assumiu como pároco da Igreja Santo Antônio do Partenon, em Porto Alegre, em 2007, onde permanece até hoje. Atualmente, integra ainda o Conselho Provincial do Sagrado Coração de Jesus. Além dos trabalhos pastorais e administrativos, Frei Turra escreve semanalmente no Jornal Correio Riograndense e, mensalmente, na Revista Família Cristã. Um destaque na vida de Frei Luiz é o serviço de composição musical para a Liturgia e pastoral. Estas já ultrapassam mil composições com 17 CDs, gravados pelas Edições Paulinas. Alguns destaques deste serviço: transcrição manual do livro de partituras da Arquidiocese “A Comunidade Canta”, composição do Hino de Acolhida do Papa Bento XVI, hinos dos 50 e 60 anos da CRB regional, hinos das paróquias Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora das Graças, de Canoas, Nossa Senhora de Belém, de Belém Novo, Santuário Mãe de Deus, de Porto Alegre, e da Arquidiocese de Santa Maria. Publicou pelas Edições Paulinas os livros: Vida Agora e Sempre (Reflexões e celebrações para exéquias); Vamos Participar da Missa? (Catequese da Missa, com CD encartado com 28 faixas das partes fixas da Missa), Felizes os Misericordiosos (com CD encartado e dez canções da misericórdia).
Padre Egíde José Coradini - Ordenação presbiteral em 28 de novembro de 1971
Padre Egíde nasceu em 19 de abril de 1939, na quarta colônia de imigração italiana, Santos Anjos, na época, Distrito de Cachoeira do Sul, próximo à Santa Maria (RS). Criado pelos avós, foi por meio dos catequistas daquela comunidade que recebeu um convite para cursar o seminário. Autorizado pelos pais de criação, frequentou o Seminário São José do Faxinal (3º ano do primário) e, logo após, o Seminário Rainha dos Apóstolos, de Vale Vêneto. Cursou ainda o Colégio Máximo Palotino, de Santa Maria. Padre Egíde foi ordenado padre em Silveira Martins, aos 32 anos, na Paróquia Santo Antônio, em 23 de novembro de 1971, com o lema “Coloco o dom recebido de Deus a serviço dos irmãos”. Já como sacerdote foi pároco nas paróquias Humaitá, Nossa Senhora da Glória (Camobi), São Vicente Pallotti (Palotina), Nossa Senhora Aparecida (Terra Roxa) e São Joaquim (Francisco Beltrão), estas três últimas localizadas no Paraná. Também esteve em Manaus por 11 anos na área Missionária da Ponte Negra e foi colaborador no Seminário Maria Mãe dos Migrantes, na cidade de Ariquemes (Rondônia), por cinco anos. Em 2011, padre Egíde foi pároco na São João Vicente de Pallotti, até 2019, e transferido para a Nossa Senhora de Fátima, bairro IAPI, em Porto Alegre, em 2020. No ano seguinte, assumiu como vigário paroquial na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, bairro Tristeza de Porto Alegre, onde está atualmente. “Aqui não existe tristeza, é só alegria com uma comunidade muito presente e ativa, temos missas diariamente, às 18h. Além das missas de sábado, às 16h, e aos domingos, às 10h e às 20h”, celebra.