05/04/2022
A Arquidiocese de Porto Alegre é composta por 29 municípios onde vivem mais de 3,4 milhões de pessoas. Apesar de estar situada em uma das regiões mais industrializadas no Brasil, as desigualdades sociais são um componente do contexto socioeconômico e demográfico que submetem grande parcela da população a condições indignas de vida. A pandemia agravou a situação de desigualdade econômica, porque lançou um grande contingente da população no desemprego. Neste contexto, a ação caritativa da Igreja tem como orientação o Catecismo da Igreja Católica, a Doutrina Social da Igreja, as diretrizes da Dimensão de Justiça, Caridade e Paz da Arquidiocese e o Diretório Pastoral da Arquidiocese de Porto Alegre. Os dados de 2021 demonstram uma forte atuação da Igreja Católica nas áreas de Assistência, Saúde e Educação.
As atividades da caridade desenvolvidas pelas equipes paroquiais tem uma forma diversa de atendimentos. No ano de 2021, foram distribuídas 896 toneladas (896.360 quilos) de alimentos para garantir a segurança alimentar e nutricional – com uma atenção especial para as famílias que possuem crianças e idosos, uma vez que se trata de segmentos mais vulneráveis. No mesmo período, foram realizados 135.684 atendimentos para acolher as pessoas em suas dificuldades, verificar suas necessidades, auxiliar com doações e encaminhar para os serviços públicos de saúde e assistência social. Essas ações beneficiaram 99.028 pessoas.
Milhões de atendimentos em Saúde
Os cuidados sanitários na Arquidiocese acontecem com atividades em três dimensões, estabelecendo uma sintonia com as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil:
Dimensão Solidária
Dimensão Comunitária
Dimensão Político-Institucional
A rede de entidades de saúde terapêutica vinculadas à Igreja Católica está ligada a congregações religiosas e institutos leigos, configurando expressiva presença no conjunto de organizações que compõe o sistema de saúde do Estado. Está no território da Arquidiocese de Porto Alegre a maior instituição de saúde do Estado do Rio Grande do Sul. A Santa Casa de Misericórdia foi fundada em 1803 e, em 1814 foi elevada à condição de Irmandade. No ano de 2021, somente esta instituição realizou o atendimento de 1.019.800 pessoas.
Unidades de atendimento |
Pessoas atendidas |
Número de Servidores |
31 |
2.592.235 |
21.400 |
Enfrentamento à Pandemia
Para auxiliar as famílias no enfrentamento da pandemia foram distribuídos 21.995 kits de higiene e 147.464 refeições prontas. No período, as equipes paroquiais distribuíram ainda 335.736 peças de roupas e pares de calçados. Houve ainda atendimento a 354 idosos, em atividades de convivência e acompanhamento permanente. As equipes tiveram a preocupação também do cuidado com as crianças. Foram distribuídos 8.147 brinquedos para crianças das famílias atendidas nas paróquias.
Outro serviço importante, realizado pelas equipes paroquiais é o serviço de formação e qualificação para inclusão produtiva das pessoas que recebem os auxílios emergenciais. No ano que passou foram beneficiadas com cursos e oficinas de preparação para o trabalho 2.149 pessoas.
Conforme levantamento da Dimensão de Justiça, Caridade e Paz existem no território da Arquidiocese 79 entidades vinculadas à Igreja Católicas formalmente constituídas e registradas, junto aos órgãos públicos reguladores da área de Assistência Social.
Um dos aspectos importantes dessas entidades é a atuação em rede, inclusive, com outras organizações da sociedade civil e serviços governamentais, favorecendo a cooperação e a complementariedade do atendimento às necessidades da população em situação de vulnerabilidade.
Unidades de atendimento |
Pessoas atendidas |
Número de Servidores |
187 |
155.635 |
2.670 |
Trabalho junto aos detentos
A Arquidiocese de Porto Alegre tem uma pastoral atuante com enfoque em duas realidades importantes: o detento e suas referências familiares. Nesta configuração atende diretamente nas casas prisionais a pessoas detida, fazendo o acompanhamento espiritual, social e emocional, respeitando as determinações da Lei de Execução Penal, que estabelece os parâmetros para atendimento aos presos.
Em relação às famílias, a pastoral estabelece relacionamentos, atenção e atendimento às necessidades básicas, porque em muitos casos a pessoa detida era o principal provedor da unidade familiar. No total foram mais de 18 mil pessoas atendidas nas oito unidades dentro do território da Arquidiocese ao longo do ano de 2021.
Apoio aos Migrantes
O atendimento aos migrantes, refugiados e apátridas na Arquidiocese de Porto Alegre conta com cinco entidades vinculadas à Igreja Católica.
Centro Ítalo-Brasileiro de Atendimento ao Imigrante (CIBAI);
O Centro de Orientação ao Migrante;
Cáritas Arquidiocesana;
Associação de Voluntariado e Solidariedade (AVESOL);
Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR).
Os diferentes serviços são realizados em rede de atendimento, embora cada organização tenha sua especificidade. São dispensados cuidados de orientação, regularização documental, acompanhamento em órgãos públicos, apoio jurídico, aprendizado da língua portuguesa, organização de suas residências, provimento de alimentação e vestuários, inserção no mundo do trabalho, acesso aos serviços de saúde e educação e integração social e cultural. No ano de 2021, as organizações católicas que se dedicam a esses serviços acolheram migrantes de 48 nacionalidades diferentes. Foram 33.782 pessoas contempladas.
População em situação de rua
Nos últimos anos, a Arquidiocese passou a ordenar organicamente a atividade de atenção à população em situação de rua. Um aspecto importante dessa atividade é a constituição de um espaço permanente de diálogo das entidades católicas com outras organizações da sociedade civil e dos órgãos governamentais que atuam neste segmento.
No inverno de 2021, as estruturas de várias paróquias foram transformadas em dormitórios para a população em situação de rua, que foi acolhida com alimentação, espaço de higiene e ambiente adequado para pernoitar nos períodos de mais baixa temperatura. Em todo o ano passado foram 3.283 pessoas atendidas.
A Caritas Arquidiocesana é uma grande força mobilizadora de recursos, pessoas e serviços no atendimento social da Arquidiocese. A entidade tem três centros sociais de atendimento a crianças, adolescentes, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social, além de uma grande estrutura que assegura a mobilização da solidariedade, para apoio da comunidade aos projetos sociais.
Através do seu programa Mensageiro da Caridade promove a mobilização de recursos e coleta de móveis, eletrodomésticos, alimentos, roupas, calçados e outros itens em desuso pela população para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade e prover condições dignas de vida para a população carente.
Um dos destaques do trabalho da entidade é a preocupação coma sustentabilidade ambiental. Os milhares de bens que a entidade recebe anualmente dos milhares de doadores são selecionados, consertado e encaminhados para a reutilização. Ou, desmanchados e os resíduos encaminhados para a reciclagem e reprocessamento industrial.
Para exemplificar, em 2021, a entidade encaminhou para a indústria de reprocessamento 96 toneladas de papel e 122 toneladas de ferro e metais, além de 90 toneladas de madeira para reutilização e milhares de eletrodomésticos recondicionados para utilização das famílias pobres. Mais de 59 mil famílias foram atendidas.
Atendimento aos dependentes químicos
O atendimento aos dependentes químicos tem dois serviços mantidos pela Igreja Católica: as fazendas terapêuticas mantidas por paróquias e entidades vinculadas à Igreja e um serviço de saúde hospitalar parceirizado com a Prefeitura de Porto Alegre e com a rede pública de saúde, mantido pela Congregação das Irmãs Scalabrinianas.
As dezessete fazendas terapêuticas mantém uma metodologia de longo período de internação seguindo uma dinâmica de ressignificação da vida dos internos, com base na disciplina, no trabalho e na espiritualidade.
Unidades de atendimento |
Pessoas atendidas |
Número de Servidores |
22 |
29.891 |
1.375 |
O acompanhamento, assessoria e atendimento às comunidades indígenas existentes no território da Arquidiocese de Porto Alegre são executados pela unidade regional do Conselho Indigenista Missionário e pela Caritas Arquidiocesana.
Unidades de atendimento |
Pessoas atendidas |
Número de Servidores |
2 |
1.028 |
6 |
Suporte às mulheres vítimas de violência
A Arquidiocese tem atuação na perspectiva de proteção às mulheres vítimas de violência e adolescentes violentadas e ameaçadas com dois serviços: a Central de Ajuda as Mulheres e o Lar São José.
A ação consiste na ajuda através da ação de profissionais de diversas áreas da psicologia, advocacia, psicopedagogia e espiritualidade, com assistência da Arquidiocese. No último ano, foram atendidas 83 gestantes, das quais 59 disseram Sim a Vida.
O Lar São José acolhe adolescentes violentadas grávidas ou com filhos pequenos, que, na maioria das vezes têm suas vidas ameaçadas. Recentemente, ampliou seu atendimento a outras crianças, através da educação infantil e do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
No último ano atendeu 180 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e familiar, assegurando aos assistidos uma educação sólida, com valores éticos, bem como alimentação digna e todo o apoio necessário para se desenvolverem e construírem um futuro melhor.
Presença marcante na Educação
Os serviços na área da educação formal prestados pela Igreja Católica à comunidade no território da Arquidiocese de Porto Alegre têm duas grandes redes organizadas. Uma delas vinculada diretamente à Mitra da Arquidiocese, embora tenha personalidade jurídica própria, conhecida como Rede de Escolas São Francisco e, outra, vinculada às congregações religiosas.
A missão assumida por esse segmento da ação institucional é de promover a formação de cidadãos competentes e humanizados, desenvolvendo a capacidade e a espiritualidade humana, criando laços e responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz e da justiça, sendo sinal de esperança para o mundo.
Desde as escolas de ensino básico até a universidade a linha de pensamento traduz a fisionomia de uma educação baseada nos valores da Acolhida, do Comprometimento, do Cuidado da vida, da pertença à sociedade, da cooperação e da inovação.
Unidades de atendimento |
Pessoas atendidas |
Número de Servidores |
44 |
57.736 |
7.208 |
Idosos
O atendimento social da Arquidiocese de Porto Alegre desenvolve projetos e ações que contemplam todo o ciclo vital. Um segmento que demanda cuidados especiais é o dos idosos. O trabalho compreende duas perspectivas de atendimento: a abrigagem e o serviço de convivência. Este serviço procura ainda valorizar a presença do idoso na comunidade de fé, uma vez que a maioria dos serviços é executada nos espaços de referência da comunidade paroquial ou em locais de encontro da comunidade.
Unidades de atendimento |
Pessoas atendidas |
Número de Servidores |
17 |
2.097 |
256 |
Mais dados
As doações de móveis, materiais de construção, material escolar e medicamentos totalizaram a entrega de 10.886 peças a famílias em situação de sofrimento e vulnerabilidade.