Arquidiocese e instituições de ensino superior debatem o Sínodo 2021-2023

17/03/2022

Arquidiocese e instituições de ensino superior debatem o Sínodo 2021-2023

A Arquidiocese de Porto Alegre e as instituições de ensino superior católicas da capital e Região Metropolitana debateram na quarta-feira (16) o tema do sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco, no âmbito universitário. O encontro aconteceu na Cúria Metropolitana. Estiveram presentes representantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Faculdade Dom Bosco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade La Salle,  Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). 

 

No período entre março e maio de 2022 serão organizadas as Reuniões de Consulta Sinodal nos contextos universitários na primeira fase da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos “Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”

 

O objetivo desta fase arquidiocesana é consultar o Povo de Deus, neste caso, representatividades do contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), para que o processo sinodal seja levado a cabo através da escuta de todos os batizados.Os principais interlocutores serão universitários das diferentes IES da Região Metropolitana no âmbito da Arquidiocese de Porto Alegre. No período entre março e maio de 2022 serão organizadas as Reuniões de Consulta Sinodal nos contextos universitários.

 

Cada Instituição será responsável por conduzir o processo em sua unidade. Esta etapa do processo de escuta deve ser concluída no final do mês de maio com a entrega das respostas colhidas junto aos universitários. Conforme o arcebispo Dom Jaime Spengler, ao final do processo espera-se “através da escuta nesta primeira fase, investigar os sinais dos tempos, fazendo emergir consonâncias, caminhos corresponsáveis e práticas conjuntas em comunhão, participação e missão”.

 

Sínodo 2021-2023

 

Toda a Igreja está convocada pelo papa Francisco a percorrer o caminho rumo ao Sínodo (outubro 2023): “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Assim, ele “convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.

 

Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a “caminhar juntos” como irmãos e irmãs que somos. É um jeito de ser Igreja pelo qual cada pessoa é importante, tem voz, é ouvida, capacitada e envolvida na realização da missão.



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: