21/11/2023
A Arquidiocese de Porto Alegre se mobiliza para ajudar às famílias mais afetadas pelas cheias dos rios da região resultado das fortes chuvas registradas nos últimos dias. O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, envia a seguinte mensagem:
“Aos moradores das cidades do Vicariato de Guaiba atingidas pela cheia do Rio Jacuí. Tenho acompanhado com apreensão as notícias das subidas das águas do Rio Jacuí e Lago Guaíba, e os transtornos causados por essa enchente histórica. São milhares de desabrigados, e há, infelizmente, relatos de pessoas que vieram a óbito. É uma grande tristeza.
As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo (GS 1). As tristezas dos atingidos pelas enchentes sãos as tristezas da Igreja. Assim, venho oferecer minha solidariedade a todas as comunidades afetadas pelas águas do Jacuí e do Guaíba, e falo não somente a católicos, mas a todos os filhos e filhas de Deus que estão sofrendo, que perderam tudo, e aos familiares das pessoas que perderam suas vidas como resultado dessa tragédia climática.
Me solidarizo com o poder público que está empenhando todos os esforços para auxiliar os desalojados e resgatar os que estão em áreas de risco; me solidarizo com os padres dessas comunidades, que, como pastores preocupados com seu rebanho, sofrem junto as dores do povo de Deus. Me uno a vocês na oração, e elevo os olhos ao céu, pedindo ao Pai de bondade que olhe por cada um. Que Maria, Mãe de Deus, padroeira de nossa Arquidiocese, interceda por cada um de seus filhos que foram atingidos por essa que já é a segunda maior enchente da história, perdendo somente para a de 1941.”
SOLIDARIEDADE
Em Charqueadas, na Região Carbonífera, fiéis da comunidade Nossa Senhora Aparecida se mobilizaram para distribuição de alimentos às famílias da região. Foram entregues 53 marmitas. Também foram doados salgados prontos para os Bombeiros Voluntários e profissionais da Defesa Civil que estão trabalhando no auxílio a quem foi diretamente afetado pelas cheias dos rios. A comunidade também preparou alimentos para os animais de estimação que serão entregues àqueles que precisarem.
O vigário episcopal do Vicariato de Guaíba, Pe. Adilson Corrêa da Fonseca, informa que “estamos nos mobilizando com outras entidades e igrejas para mapear os bairros necessitados, a fim de dividir os locais a serem atendidos e as quantidades de marmita, agilizando as entregas e evitando retrabalho e desperdício”.
Pelo menos até o final se semana queremos continuar preparando as marmitas e distribuindo as famílias. O sacerdote reforça que a comunidade precisa dos seguintes itens para produzir as marmitas.
Frango
Cebola
Tomate
As doações podem ser levadas direto para na comunidade Nossa Senhora Aparecida de Charqueadas nesta terça-feira.
Em São Jerônimo, a cheia do rio foi maior que a registrada no mês de setembro. “Desta vez mais famílias foram afetadas e muitas ainda estavam se recuperando da última enchente”, relata o vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora da Conceição, Pe. Darlan Schwaab. “Emprestamos a cozinha da paróquia para que se conseguisse entregar cerca de 300 marmitas”, acrescentou.
Outras regiões afetadas pelas cheias dos rios são as ilhas do Guaíba e também comunidades nos municípios de Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. A paróquia Nossa Senhora Conceição, no bairro São Luís, em Canoas, acolheu 30 pessoas em seu ginásio. No município de Nova Santa, na área de responsabilidade da paróquia Santa Rita de Cássia, há famílias que estão alojadas na escola Alvaro Moreira, no assentamento Santa Rita 2.
No bairro Rio Branco, a paróquia Imaculada Conceição está arrecadando doações de material de higiene pessoal, roupas, produtos de limpeza e alimentos em geral. Integrantes da comunidade se mobilizaram para entregar alimentos prontos preparados no salão da Igreja.
Texto em atualização