09/03/2023
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Para oferecer a todos batizados a chance de crescer no conhecimento sobre o tema, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) promove, no próximo dia 15, a partir das 9h40, com transmissão pelo YouTube da instituição, um Webinar com a presença de três palestrantes, abordando diferentes aspectos da Campanha. O evento é uma promoção do Curso de Teologia e do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS.
O Prof.Dr André Ricardo Salata, abordará “A Realidade da Fome Relacionada com a Situação da Pobreza no Brasil”. A palestra do Prof.Dr Luiz Carlos Susis, OFMcap, é a “Tríplice Dimensão da Fome”. Para finalizar o Webinar, o Pe. Luciano Motti, da diocese de Osório, mestre em Teologia Bíblica, apresenta o tema “A Fome na Bíblia”.
Quem quiser acompanhar o evento pode fazê-lo através do link: https://www.youtube.com/watch?v=8T3yPdfulz4
Campanha da Fraternidade 2023
Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’
Agora, em 2023, logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Recife, de 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema ‘Pão em todas as mesas’, a Igreja no Brasil enfrenta pela terceira vez o flagelo da fome. Com o lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
“É vocação, graça e missão da Igreja responder ao chamado e cumprir a ordem de Jesus, afirmamos no contexto do 3º Ano Vocacional que viveremos a partir de novembro deste ano. A fome é um instinto natural de sobrevivência presente em todos os seres vivos. Contudo, na sociedade humana, a fome é uma tragédia, um escândalo, é a negação da própria existência”.