30/05/2024
A solenidade de Corpus Christi mobilizou toda a Arquidiocese de Porto Alegre na quinta-feira, quando a Igreja manifesta publicamente o seu amor e devoção pela santa Eucaristia. As celebrações recordaram também toda a solidariedade do povo gaúcho para com as pessoas mais afetadas pelas enchentes que atingiram o Estado.
Na capital, os fiéis lotaram a Catedral Metropolitana. A missa foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Na celebração foram apresentados os vigários episcopais das cinco áreas de Porto Alegre, que irão exercer este serviço por dois anos.
Área Centro: Pe. Rogério Flores - pároco Catedral Mãe de Deus
Àrea Sul: Pe. Márcio Andrade - pároco Nossa Senhora das Graças
Área Norte: Pe. Jaime Caspari - pároco Santa Rosa de Lima
Área Oeste: Pe. Leandro Chiarello - pároco Nossa Senhora Mont´Serrat
Área Leste: Pe. Talis Pagot - pároco Nossa Senhora Medianeira
Em sua homilia, o arcebispo manifestou a gratidão por toda a solidariedade demonstrada pelos gaúchos no apoio às pessoas atingidas pelas enchentes, recordando as visitas que fez às paróquias. “Todas as comunidades abriram suas portas para ajudar, de uma forma ou de outra, neste momento tão complicado. Pessoas que tiveram suas casas invadidas pelas águas se dedicaram a ajudar o próximo, mesmo diante de tanta dor.”
Ouça a homilia completa:
https://open.spotify.com/episode/7DPiHDrGwEXmSom1ctMCe2?si=poKTKwnlRemAl9rh7esOCA
A procissão de Corpus Christi neste ano foi realizada ao redor da Praça da Matriz. No caminho foram três bênçãos do Santíssimo. A primeira no interior da Catedral, a segunda em frente ao Palácio da Justiça, com os fiéis voltados em direção ao Guaíba, e por fim em frente à Catedral.
Corpus Christi nos Vicariatos
A celebração de Corpus Christi também foi realizada nos Vicariatos da Arquidiocese de Porto Alegre. No município de Canoas, a Santa Missa aconteceu na paróquia São Luís Gonzaga, presidida pelo bispo auxiliar Dom Juarez Albino Destro. A procissão realizada no entorno da paróquia reuniu expressivo número de fiéis das comunidades mais atingidas pelas enchentes, dos bairros Rio Branco, Fátima, Harmonia e Mathias Velho.
No Vicariato de Guaíba, a celebração de Corpus Christi foi realizada em dois momentos. Na parte da manhã, a paróquia Nossa Senhora Medianeira, em Eldorado do Sul, uma das mais atingidas pela cheia dos rios, recebeu a comunidade. Presidiu a Missa o bispo auxiliar Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos. À tarde, a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo foi celebrada na paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Guaíba.
Tradição dos Tapetes
Uma das tradições de Corpus Christi é a confecção dos tapetes com imagens que recordam a fé católica. Neste ano, os trabalhos recordaram também a situação envolvendo o Rio Grande do Sul.
No município de Gravataí, as paróquias Santa Ana e Nossa Senhora dos Anjos se dedicaram à confecção dos tapetes desde as primeiras horas da manhã de quinta-feira. Na capital, as paróquias São José do Murialdo e São José da Vila Nova também produziram tapetes. Em outras comunidades, os tapetes foram montados com as doações entregues pelos fiéis, aproveitando os cobertores e demais itens.