11/04/2022
O Domingo de Ramos celebrado no final de semana marca a abertura da Semana Santa para a Igreja Católica de todo o mundo. Depois de dois anos de restrições - com igrejas fechadas em 2020 e com restrição de capacidade nos templos em 2021 - os fiéis puderam participar da liturgia que faz memória da entrada de Jesus Cristo em Jerusalém nas suas comunidades paroquiais. Na solenidade os cristãos também demonstraram sua generosidade ao participar da coleta da solidariedade, gesto concreto que integra a Campanha da Fraternidade 2022. O arcebispo Dom Jaime Spengler presidiu a Santa Missa do Domingo de Ramos na Catedral Metropolitana Mãe de Deus.
A programação da Semana Santa na Arquidiocese marca para esta quinta-feira, às 9h, na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, em Porto Alegre, a celebração da missa dos Santos Óleos, também conhecida como missa do Crisma. Em 2021, a celebração foi realizada em cada vicariato com restrição de capacidade.
Durante esta celebração, se abençoa o óleo dos catecúmenos, dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma. Por isso ser também chamada de ‘Missa dos Santos Óleos’. Após o término do rito, os sacerdotes voltam para suas comunidades e levam a porção dos óleos para que possa ocorrer a prática dos sacramentos dos seus fiéis.
Outro momento importante da liturgia é a renovação das promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também chamada de "Missa da Unidade". Desta fora se demonstra a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.
Fotos
Camila Oliveira/Ascom Catedral Metropolitana
Malone Rodrigues/Pascom São Pedro – Porto Alegre
Pascom Santa Ana – Porto Alegre
Pedro Stein/Pascom São Vicente de Paulo – Cachoeirinha
Leonardo Mayer/Pascom Nossa Senhora dos Anjos – Gravataí
Luís Antônio Bochenek/Pascom Capela Nossa Senhora do Monte Claro