25/02/2022
É compromisso de todos nós a defesa, proteção, cuidado e resgate da vida. Para firmar e assumir na prática esta missão, desde 1964 a Igreja no Brasil promove a Campanha da Fraternidade, como forma concreta de viver a fé e a caridade em prol da construção de uma sociedade mais cuidadora e atenta. Em 2022, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dedica a Campanha à temática da educação e propõe uma reflexão especialmente para os fundamentos do ato de educar, através de um olhar atencioso à realidade educacional de nosso país e da consciência de que somos todos educandos e educadores.
O tema é inspirado também pela provocação do Papa Francisco na convocação do Pacto Educativo Global. A iniciativa papal é um chamado para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. Coletiva de Imprensa Para marcar o lançamento desta Campanha da Fraternidade, a CNNB do Rio Grande do Sul e a Arquidiocese de Porto Alegre realizam na Quarta-feira, às 11h, uma Coletiva de Imprensa. O encontro acontece em modalidade virtual para possibilitar a participação de bispos e veículos de diversas regiões do Estado e permitir a transmissão pelas redes sociais ao público interessado.
Coletiva de Imprensa
Para marcar o lançamento desta Campanha da Fraternidade, a CNNB do Rio Grande do Sul e a Arquidiocese de Porto Alegre realizam na Quarta-feira, às 11h, uma Coletiva de Imprensa. O encontro acontece em modalidade virtual para possibilitar a participação de bispos e veículos de diversas regiões do Estado e permitir a transmissão pelas redes sociais ao público interessado.
Participarão da coletiva o presidente da CNBB no Rio Grande do Sul e bispo de Caxias do Sul, dom José Gislon; o arcebispo de Porto Alegre e vice-presidente da CNBB no Brasil, dom Jaime Spengler; e o arcebispo de Santa Maria e presidente da Comissão Episcopal para Educação e Cultura no Rio Grande do Sul, dom Leomar Brustolin. O Arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber, também estará presente no momento.
Objetivo da CF 2022
A Campanha da Fraternidade, realizada em todo o Brasil, este ano tem como objetivo “promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”. Promovida durante a Quaresma, tempo em que a Igreja faz um convite mais intenso à conversão de cada cristão, a Campanha da Fraternidade também quer olhar para a realidade da educação neste tempo de pandemia, verificando o impacto das políticas públicas na educação do Brasil.
Gesto concreto
A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha. Em 2021, o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da CNBB, apoiou 80 projetos. As entidades que se candidataram se comprometeram, entre outros aspectos, a prestar contas periódicas de sua efetivação e resultados.