Coleta de Pentecostes: Regional Sul 3 celebra 30 anos de presença missionária em Moçambique

30/04/2024

Coleta de Pentecostes: Regional Sul 3 celebra 30 anos de presença missionária em Moçambique

A Coleta de Pentecostes se aproxima e é tempo de colocar o nosso coração e as nossas intenções ainda mais em favor da missão em Moçambique. No local, a pequena Vila de Moma, no litoral da Província de Nampula, acolhe a casa dos missionários do Regional Sul 3. A Igreja do Rio Grande do Sul, através do projeto Igrejas Solidárias, entre a Arquidiocese de Nampula e o Regional, envia missionários para compor uma única equipe, que é, antes de tudo presença junto ao povo.

 

Em 2024, o Regional celebra 30 anos do envio dos primeiros missionários para Moçambique. Com respeito pela cultura, buscando aprender a língua e inserir-se na realidade da população, atualmente a equipe missionária assume o acompanhamento pastoral de duas paróquias: São Paulo Apóstolo de Larde e São Miguel Arcanjo de Micane. Junto às lideranças paroquiais, os missionários auxiliam na organização dos ministérios e serviços, na promoção vocacional e na formação de animadores e animadoras leigos.

 

Vocações

 

Desde 2009, a missão em Moçambique mantém um Lar Vocacional, que acolhe jovens rapazes para o discernimento vocacional. Neste tempo, seguem estudando na escola regular e são acompanhados pela equipe missionária em seu processo de amadurecimento e discernimento. Quando concluem a 12ª classe, escolhem seguir o caminho vocacional nas congregações ou no seminário arquidiocesano.

 

Atualmente, 14 jovens residem no Lar Vocacional em Moma e juntas, as paróquias de Micane e Larde contam com 23 seminaristas nas diferentes etapas de formação, tanto na Arquidiocese de Nampula quanto nas congregações. Além destes, atualmente são 7 padres já ordenados, oriundos das duas paróquias. Seis pertencem ao clero arquidiocesano e um é comboniano.

 

Matéria completa: https://cnbbsul3.org.br/coleta-de-pentecostes-regional-sul-3-celebra-30-anos-de-presenca-missionaria-em-mocambique/

 



Autor:
Ascom

Tags: