20/03/2024
Ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de março um simpósio de prevenção do abuso sexual infantil, promovido pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com apoio do Tribunal de Justiça do RS e pela Justiça Federal do RS. O convidado especial foi o professor médico psiquiatra Dr Klaus Beier da Universidade de Berlim, na Alemanha. Ele abordou o tema da prevenção.
O Pe. Fabiano Schwanke Colares e a Irmã Denise Ternes foram convidados pelo próprio professor a partir de informações que recebeu ainda na Alemanha sobre o trabalho desenvolvido pela Comissão. “Foi uma excelente oportunidade de trocarmos ideias e iniciarmos um diálogo de cooperação. Mais importante ainda foi o dar a conhecer nossa Comissão aos grupos de Estudos da UFRGS (Hospital de Clínicas) e às autoridades da Justiça Estadual e Federal aqui em Porto Alegre. Essa abertura e diálogo da Igreja com a sociedade civil é importantíssima para a troca de experiências em prol da prevenção e para a legitimação da imagem da Igreja como uma entidade comprometida com a causa da proteção no espinhoso tema da pedofilia”, declarou Pe. Fabiano.
Além do Pe. Fabiano e da irmã Denise esteve presente a Dra Berenice Rheinheimer, que atua no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – hospital referência para o atendimento de quem foi abusado – que além de membro da Comissão de Tutela da Arquidiocese foi uma das palestrantes do encontro.