Conheça a vida de fé no município de Barão do Triunfo

03/10/2023

Conheça a vida de fé no município de Barão do Triunfo

A Arquidiocese de Porto Alegre é composta por 29 municípios, que estão divididos em quatro vicariatos. O Censo 2022 divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou dados importantes sobre a população gaúcha. Os menores municípios no território da Arquidiocese estão no Vicariato de Guaíba. Depois de contar um pouco da vida de fé em Mariana Pimentel, Arambaré e Minas do Leão, chegou a vez de conhecer Barão do Triunfo. 

 

A cidade está localizada na região centro-sul do Estado, distante 95 quilômetros de Porto Alegre. Com 5.889 habitantes é o sexto menor município na Arquidiocese. A paróquia Nossa Senhora do Rosário é a matriz. O pároco é o Pe. Fabio Lúcio Martins dos Santos, 47 anos, ordenado presbítero em 10 de dezembro de 2004, e que está há oito anos na comunidade. 

 

Sobre a vida de fé, o sacerdote destaca que na matriz são celebradas entre seis e nove missas, dependendo da semana. A comunidade vive o clima da festa de sua padroeira, Nossa Senhora do Rosário.  A partir da próxima quinta-feira (5) tem início um tríduo preparatório, com missas às 20h. A festa da padroeira será no domingo (8), às 11h, com carreata saindo da comunidade São Miguel às 10h.

 

Além da matriz são mais 25 capelas em Barão do Triunfo. Entre os movimentos e grupos presentes na comunidade estão o Apostolado da Oração, Capelinhas de Nossa Senhora, Caminho Neocatecumental e o Movimento Apostólicos de Schoenstatt, com a presença de casais e de jovens. Na matriz, cerca de 20 leigos colaboram com a Liturgia das Missas e em torno de 200 dizimistas estão cadastrados. Na caridade, o pároco destaca que famílias em cada capela procuram atender a população mais carente.

 

Entre as principais vantagens em se trabalhar em um município como Barão do Triunfo, Pe. Fábio destaca a “proximidade com as Famílias, ritmo mais tranquilo e o respeito mútuo”.  Entre os desafios cita as longas distâncias e recursos materiais. Sobre o tempo em que está na cidade, o sacerdote enfatiza: “Tem sido agradável e respeitosa. Ao mesmo tempo que  há o respeito mútuo, há também a necessidade de muita atenção do Pároco para com as diversas realidades do município e região. Da rotina, destaco o ritmo do povo que se desloca para o centro em micro-ônibus durante a semana pela manhã, é bem pitoresco. A personalidade inflexível e ao mesmo tempo empreendedora dos munícipes de Barão do Triunfo, muito recompensador”.

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: