Dia Mundial dos Avós e Pessoas Idosas será celebrado no domingo (23)

21/07/2023

Dia Mundial dos Avós e Pessoas Idosas será celebrado no domingo (23)

No próximo dia 23 de julho – 4° domingo do mês – é celebrado o Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, uma ocasião especial que reconhece e valoriza a sabedoria, o amor e a contribuição inestimável das pessoas idosas para a sociedade. O tema deste ano -, “Sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50) -, escolhido pelo Papa Francisco, ressalta a importância de reconhecer e valorizar a experiência e o conhecimento transmitido pelas pessoas idosas às gerações mais jovens.

 

O tema expressa uma ligação com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em Lisboa, Portugal, entre os dias 1º e 6 de agosto de 2023. Para não deixar a data passar em branco, a Pastoral Familiar da Arquidiocese de Porto Alegre  sugere algumas ações para envolver toda a família nesta celebração. O objetivo é reconhecer a importância e o valor dos idosos na comunidade e nas famílias, não somente na questão de cuidados, mas como agentes missionários que através de suas orações suplicam pela Igreja, pelas famílias e pela sociedade.

 

“É uma oportunidade para expressar gratidão pelos avós e pessoas idosas em nossas vidas e para refletir sobre como podemos criar uma sociedade mais inclusiva e solidária para todas as faixas etárias’, afirma a Pastoral da Pessoa Idosa.

 

Em Roma, o cerne da celebração será a Santa Missa, presidida pelo Papa Francisco às 10h na Basílica de São Pedro.  Mais de 6 mil pessoas participarão da missa, entre os quais muitos idosos oriundos de toda a Itália: avós acompanhados pelos netos e famílias, idosos convidados de casas de repouso e residências de saúde, bem como muitas pessoas idosas envolvidos na vida paroquial, diocesana e associativa.

 

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida reitera o convite a celebrar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos em todas as dioceses do mundo através de uma missa dedicada a eles e da visita aos idosos sozinhos. Aqueles que realizam esses gestos recebem uma indulgência plenária.

 

Publique nas redes sociais e compartilhe conosco por meio das hashtags: #pastoralfamiliararquipoa ou #diamundialdosavos.



Autor:
Ascom

Tags: