13/06/2023
A Arquidiocese de Porto Alegre está em festa pelas ordenações presbiterais do ano de 2023, dentro do espírito do terceiro Ano Vocacional celebrado pela Igreja Católica no Brasil. Nesta sexta-feira (16), solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o diácono Rodrigo Rubi, 27 anos, receberá o segundo grau da ordem pela imposição das mãos do arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, no santuário São Cristóvão, no município de Canoas, a partir das 20h.
Rodrigo Barroso Spehr Rubi foi ordenado diácono no dia 25 de novembro de 2022, na Catedral Mãe de Deus, e foi designado para o serviço na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Guaíba. Um mês antes de sua ordenação presbiteral, Rodrigo concedeu uma entrevista para o jornalista da Arquidiocese de Porto Alegre, Marcos Koboldt. O material está disponível no Facebook e no YouTube da Arquidiocese de Porto Alegre.
No bate-papo, o futuro sacerdote conta sobre o período como diácono, a experiência como jovem em sua paróquia, a importância da música na sua caminhada ao sacerdócio, a decisão por ingressar no Seminário.
Confira um trecho da entrevista.
Fale sobre a sua experiência com a musica católica?
Diácono Rodrigo Rubi – Tudo começou com a minha avó, que nasceu na Alemanha. Os alemães cultivam muito nos momentos de festa, de convívio, a questão musical. Ela tinha muitas fitas de música, folclore alemão. E como sempre tive muito contato com a minha vó, tanto que temos um vídeo juntos quando eu tinha uns 3 anos cantando as músicas junto com ela. Desta forma, neste ambiente musical, fui exercitando o meu ouvindo. Depois, na paróquia, tínhamos uma professora de música chamada Maria Zenóbia. Ela queria um jovem para colaborar na música e eu me dispus. Tinha 14 anos. Começamos com o canto dos salmos, depois na Liturgia, casamentos, até que ela me disse ‘Rodrigo, sinto por inspiração de Deus, que tu podes dar um passo a mais, aprendendo a tocar um instrumento’. E então aprendi com 15 anos a tocar o teclado com a professora Maria. O serviço se estendeu na comunidade e também na Arquidiocese.
Confira a entrevista completa aqui: https://youtu.be/J4kmwmy6KR0
Comunidade em festa
Para a comunidade do Santuário São Cristóvão, localizada no bairro Igara, em Canoas, a alegria é dupla. No ano passado, o padre Charles Kermaunar, atual vigário das paróquias Nossa Senhora Aparecida da Restinga e São João Paulo II, foi ordenado presbítero na comunidade no dia 10 de junho de 2022.
Ouça a homilia de Dom Jaime Spengler na ordenação do padre Danton Pereira: https://open.spotify.com/episode/2EOwpSIUFUUvVrco6tPWfP?si=79c7bad12bd444ef
Ouça a homilia de Dom Jaime Spengler na ordenação do padre Darlan Schwaab: https://open.spotify.com/episode/0N2exfdbwTN8vRKZ4vJwD2?si=25f1be5a3c9740ce
Ouça a homilia de Dom Jaime Spengler na ordenação do padre Lucas de Lacerda: https://open.spotify.com/episode/0hpwEyLSEYuaCZMRn9iCbT?si=1d97124defd7432b
ORDENAÇÃO EPISCOPAL MONSENHOR JUAREZ DESTRO
Confira neste link reportagem completa sobre a ordenação episcopal de Monsenhor Juarez Albino Destro, que acontece no próximo sábado (17), às 10h, na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, em Porto Alegre.