14/05/2024
As manifestações de solidariedade à situação enfrentada pelo Rio Grande do Sul espalham-se pelas dioceses de todo o Brasil. A distância é o de menos. A ajuda vem através de doações financeiras aos organismos da Arquidiocese de Porto Alegre e Regional Sul 3 da CNBB, bem como através de doações materiais, que chegam à capital apesar de toda a dificuldade logística que as enchentes provocaram.
Confira algumas iniciativas:
Arquidiocese de Florianópolis
A Ação Social Arquidiocesana e paróquias da Arquidiocese de Florianópolis lançaram a Campanha Mobilização solidária pelo Rio Grande do Sul com o objetivo de arrecadar mantimentos para doação aos atingidos pelas chuvas e enchentes. Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e água mineral. Pontos de coleta foram organizados em várias cidades da Arquidiocese.
Arquidiocese de Curitiba
A Arquidiocese de Curitiba, através de seu arcebispo Dom José Antônio Peruzzo, promove ação de arrecadação de água potável e espera contar com a adesão de todas as paróquias, comunidades e movimentos ligados à arquidiocese. “Neste momento crítico, a solidariedade é a linguagem mais eloquente”, disse Dom Peruzzo. “As vítimas enfrentam uma situação séria e traumática, com a falta de alimentos e, principalmente, de água potável. Precisamos agir rapidamente para ajudá-los.”
Arquidiocese de Cascavel
A Arquidiocese de Cascavel, no Paraná, também se mobilizou para arrecadar doações, que podem ser entregues na Catedral Nossa Senhora Aparecida, no município de Cascavel. Na Arquidiocese paranaense está Dom Aparecido Donizetti de Souza, que foi bispo auxiliar em Porto Alegre entre os anos de 2015 e 2022.
Arquidiocese de São Paulo
A Arquidiocese de São Paulo, por meio da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), mobilizou os fiéis desde o final do mês de abril solicitando apoio à campanha pelas vítimas das fortes chuvas que têm atingido o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira, 29 de abril.
Os recursos arrecadados pela campanha serão encaminhados para paróquias das regiões atingidas. Em setembro do ano passado, a Arquidiocese/CASP também realizou campanha pelas vítimas dos temporais que assolaram o estado na ocasião.
Arquidiocese do Rio de Janeiro
A Arquidiocese do Rio de Janeiro criou uma página especial abordando a campanha de doação às vítimas das enchentes, divulgando a conta do Regional Sul 3 da CNBB para colaboração financeira através da chave Pix.
https://arqrio.org.br/campanha-em-favor-das-vitimas-das-chuvas-no-rio-grande-do-sul/
Arquidiocese de Brasília
A Arquidiocese de Brasília está unida nesse momento difícil e lançou uma campanha de arrecadação de doações para ser enviada ao Rio Grande do Sul. Na matéria divulgada em seu portal, foram disponibilizadas as informações para doação através da chave Pix do Serviço da Cáritas Arquidiocesana - Chave PIX (CNPJ: 92.679.935/0001-64).
Arquidiocese de Goiânia
A Arquidiocese de Goiânia, através do seu arcebispo, Dom João Justino de Medeiros, como forma de auxílio ao Rio Grande do Sul anunciou que toda a coleta dos dias 18 e 19 de maio - Solenidade de Pentecostes - nas paróquias da Arquidiocese será enviada ao Rio Grande do Sul. As comunidades paroquiais se organizaram para coletar outras doações para serem enviadas ao Estado.
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga
A diocese de Rondonópolis-Guiratinga, no Sul do Mato Grosso, arrecadou doações durante toda a semana passada para envio ao Rio Grande do Sul. Cinco carretas saíram no sábado, dia 10, percorreram mais de 2 mil quilômetros e chegaram na segunda-feira, dia 13, em Porto Alegre, para entregar os mantimentos arrecadados. A mobilização foi organizada pelo bispo diocesano, Dom Maurício Jardim, gaúcho de Sapucaia do Sul.
Gestos de solidariedade foram organizados em diferentes dioceses brasileiras, em todas as regiões, bem como o recebimento de doações através da chave Pix e contas disponibilizadas.
Doações
Chave Pix: 92.679.935/0001-64
Banco Banrisul
Agência: 0834
Conta Corrente: 1826-4
Caixa Econômica Federal
Agência 0432
Operação: 003 - conta corrente
Conta corrente: 1826-4
Texto em atualização