08/10/2024
Participando do Sínodo como presidente do Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho, o Celam, o arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, partilhou um texto com as suas considerações sobre o processo sinodal. A segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos começou, no Vaticano, no dia 2 de outubro e segue até o dia 27 deste mês.
De acordo com o arcebispo de Porto Alegre, o Sínodo sobre a sinodalidade representa um apelo para recordar, trazer à fala e aprofundar o caráter dinâmico da experiência de fé cristã. “Vivemos um tempo em que a Igreja está sendo desafiada a buscar meios, linguagem e métodos apropriados para transmitir a fé às novas gerações”, afirmou.
Dom Jaime reforça que Sínodo é um ocasião propícia para, juntos, escutar o que o Espírito diz hoje à Igreja. A dinâmica sinodal, segundo ele, requer uma abertura constante ao Espírito de Deus e seu Santo modo de operar, por meio do qual vive e atua na Igreja o Cristo vivo e ressuscitado. “Ele continua enviando os discípulos em missão. Missão entendida como um acompanhamento no espírito do diálogo”, afirmou.
No domingo (6) , o Papa Francisco após a oração do Angelus a nomeação de 21 novos cardeais para a Igreja, entre os quais Dom Jaime Spengler. A TV Pai Eterno entrevistou nosso arcebispo: https://www.youtube.com/watch?v=IH9enVmeQuA
Matéria original: https://www.cnbb.org.br/dom-jaime-spengler-compartilha-suas-primeiras-consideracoes-sobre-o-sinodo-sobre-sinodalidade/