Dom Jaime Spengler cumpre agendas pelo Celam no Vaticano

02/07/2024

Dom Jaime Spengler cumpre agendas pelo Celam no Vaticano

Dom Jaime Spengler, Papa Francisco e Dom Lizardo Estrada, secretário-geral do Celam

 

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, esteve em Roma na última semana para uma série de compromissos pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB) e da Conferência Episcopal Latino-Americana e do Caribe (Celam). 

 

“Construir caminhos para promover uma maior solidariedade entre as Igrejas do continente” é uma tarefa comum da Pontifícia Comissão para a América Latina e do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe , disse Dom Jaime Spengler , ao dirigir-se aos membros da Pontifícia Comissão da Assembleia para a América Latina.

 

RECONSTRUÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL

 

Durante o período que esteve no Vaticano, o arcebispo de Porto Alegre foi entrevistado pelo jornalista Silvonei Protz, em que abordou as consequências das enchentes enfrentadas no território da Arquidiocese e no Estado do Rio Grande do Sul no mês de maio. Dom Jaime Spengler fez um relato sobre a situação após dois meses da maior catástrofe climática, destacou toda a solidariedade para com o povo gaúcho neste tempo e reforçou a necessidade de alimentar a esperança. 

 

“Eu creio que neste momento histórico que vivemos, social, político, econômico e também eclesial, uma das grandes missões da Igreja neste momento na América Latina - e que vem ao encontro da proposta do Ano Jubilar - é esperançar o nosso povo. O nosso povo necessita ser alimentado, sim, na fé, mas também na esperança. E porque sinto essas duas virtudes? Porque a caridade é uma característica do cotidiano do nosso povo. O nosso povo sabe ser solidário, nosso povo é bom e generoso.”

 

Matéria do portal Vatican News: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-07/dom-jaime-spengler-arcebispo-porto-alegre-vitimas-rs-frio-julho.html

 

Matéria original no portal do Celam: https://adn.celam.org/mons-jaime-spengler-a-la-cal-necesitamos-estar-unidos-y-ser-proximos-a-los-organismos-de-la-sociedad-civil/



Autor:
Ascom

Tags: