07/02/2024
Na manhã de terça-feira - dia 6 de fevereiro - , na Basílica de São Pedro, no Vaticano, houve um momento marcante para a vida da nossa Arquidiocese de Porto Alegre: nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Spengler, com outros presbíteros do clero de Porto Alegre, concelebraram a Santa Missa na chamada capela da Apresentação de Nossa Senhora, sob cujo altar descansa o corpo do Papa São Pio X (1835-1914) que, em 15 de agosto de 1910, elevou a antiga Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul à atual condição de Arquidiocese de Porto Alegre.
Certamente um Dia de Ação de Graças pela nossa Igreja Particular que tem em Dom Jaime Spengler o seu 7º Arcebispo. São Pio X, um homem fortemente pastoral, foi um grande defensor da fé, o que motivou o nosso arcebispo e presbíteros a rezarem a Profissão de Fé diante das relíquias deste santo homem.
Concelebraram os padres da Arquidiocese de Porto Alegre: Pe. Antônio Augusto Brum Hoffmeister, à serviço da Secretaria de Estado do Vaticano como oficial da Sessão de Língua Portuguesa; Pe. Geraldo Luiz Borges Hackmann, à serviço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como Prefeito de Estudos do Pontifício Colégio Pio Brasileiro; Pe. Gustavo Alves Batista, estudante de Teologia dos Sacramentos pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo; Pe. Édilon Rosales de Lima, estudante de Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico; e, Pe. Carlos José Feeburg, em missão como Coordenador da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Porto Alegre, participante do Congresso Internacional de Formação Permanente dos Sacerdotes promovido pelo Dicastério do Clero.
Quem foi São Pio X
Giuseppe Melchiorre Sarto foi Papa de 1903 até a sua morte. Ordenado sacerdote aos 23 anos, tornou-se pároco em uma pequeníssima paróquia rural, no interior da região de Pádua, na Itália. Quando se tornou Papa, a Igreja ainda vivia a chamada Questão Romana (o papa vivia em um regime autodeclarado de “prisioneiro político”, devido o processo de unificação da Itália que tomou para si os Estados Pontifícios). Assim, mesmo preso dentro do Vaticano, o Papa São Pio X se demonstrou um grande pastor, e soube cuidar da Igreja do mundo todo. Defendeu a Doutrina Católica contra o Modernismo, elaborou e sistematizou o Catecismo e a Catequese, criou várias dioceses mundo à fora, sobretudo na América Latina – Porto Alegre mesmo – permitiu que as crianças em idade de razão pudessem receber a Eucaristia entre tantos outros feitos. Um grande pastor dos nossos tempos que, após a sua morte em ares de santidade, recebeu a canonização em poucos anos.
Arquidiocese de Porto Alegre
Diocese é o nome dado a uma porção do Povo de Deus confiada ao governo de um bispo. De acordo com o Direito Canônico da Igreja Católica, é nas dioceses “onde verdadeiramente se encontra e atua a Igreja de Cristo una, santa, católica e apostólica”. Um conjunto de dioceses com territórios vizinhos formam um Província Eclesiástica, que é coordenada por uma arquidiocese.
Porto Alegre tornou-se diocese em 7 de maio de 1848 pelo Papa Pio IX e foi elevada à arquidiocese em 1910, por Pio X. Atualmente é composta por 29 municípios e 158 paróquias, e coordena a Província Eclesiástica formada também pelas dioceses de Caxias do Sul, Montenegro, Novo Hamburgo e Osório.
Leia mais: https://www.arquipoa.com/historia
Colaborou o Pe. Edilon Rosales de Lima