25/07/2024
O Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo, foi casa da Igreja do Rio Grande do Sul na quarta e quinta-feira (25), onde aconteceu o encontro entre o episcopado gaúcho, os provinciais das Congregações presentes no Rio Grande do Sul e os coordenadores de pastoral das 18 arqui/dioceses gaúchas.
Entre as temáticas do encontro uma reflexão sobre a situação e a atuação da Igreja durante e após as enchentes no Rio Grande do Sul. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos apresentou um breve relato da ação da Arquidiocese e do Regional Sul 3 para o atendimento às vítimas das enchentes. Em seguida, em grupos, os participantes partilharam sobre o que foi realizado pelas congregações e outras dioceses neste tempo.
Outros pontos importantes para o andamento da CNBB no Estado foram debatidos, como a celebração dos 60 anos do Regional Sul 3, a Missão em Moçambique, que celebra 30 anos em 2024 e também o Jubileu de 2025 – Peregrinos da Esperança. A Conferência dos Religiosos também apresentou seus informes, além do Serviço de Evangelização da Juventude, o Serviço de Animação Vocacional (SAV), a Iniciação a Vida Cristã, e a Comissão de Educação e Cultura.
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, falou ao grupo sobre as escolas católicas, motivando uma partilha sobre a realidade da educação confessional no Estado. Os provinciais e seus representantes reforçaram a importância da proximidade entre os bispos, padres e congregações em favor da educação, retomando a necessidade de reforçar a identidade da escola católica.
Com informações do Regional Sul 3 da CNBB
Matéria completa: https://cnbbsul3.org.br/encontro-do-episcopado-com-provinciais-reflete-atuacao-da-igreja-durante-as-enchentes-no-rs/