30/04/2024
A 71° Festa de São Jorge em Porto Alegre reuniu mais de 100 mil pessoas nos dias 23 e 28 de abril deste ano. No dia 23, as Missas iniciaram às 6h30 e foram celebradas a cada hora sempre lotadas pelos devotos. A última Missa foi celebrada às 18h30 por Dom Juarez Destro, bispo auxiliar de Porto Alegre. Após a Missa, houve um rito inter-religioso de lavagem das escadarias da igreja, seguido de procissão luminosa que levou milhares de pessoas às ruas do Bairro Partenon, zona leste da capital gaúcha.
Homilia Dom Juarez Albino Destro – https://open.spotify.com/episode/1L8mYE3qJdX27tuItnzojz?si=4cdaceb53d474e69
Homilia Dom Darley José Kummer – https://open.spotify.com/episode/3C10AUtPtI3acyxf5qiFMe?si=3f85e19021c3424a
No domingo, dia 28, foi celebrada a Missa campal presidida por dom Bertilo Morsch, bispo auxiliar de Porto Alegre. Milhares de pessoas tomaram a Avenida Bento Gonçalves e arredores para acompanhar a celebração. Após a Missa, que contou com a participação de autoridades civis e militares, a tradicional procissão de São Jorge levou os fiéis a demonstrarem sua fé e a devoção a este santo popular. Ao longo do domingo, vários shows musicais animaram a tarde dos devotos na área externa da igreja, que também disponibilizou espaço para alimentação e aquisição de artigos religiosos no local, evento em prol da reforma da igreja que está passando por diversas reformas. A festa encerrou com a missa, às 20h.
A Paróquia São Jorge foi fundada em 1953 e celebrou neste dia 23 de abril a sua 71° festa ao padroeiro. Diante da imagem do santo, que fica na entrada da igreja, milhares de devotos semanalmente fixam o seu olhar na imagem, em busca de esperança e de milagres. É comovente ver o semblante dos devotos, que se emocionam diante da imagem, muitos por graças já recebidas. Todas as quintas-feiras do ano é realizada a Novena Vitoriosa de São Jorge em quatro horários: 9h, 12h, 15h e 18h. A presença dos fiéis garantem igreja lotada em todos esses horários, aberta para todos, como pede o Papa Francisco, procurando se ter uma paróquia inclusiva, que respeita a todos os filhos amados de Deus e que abra sempre suas portas para acolhê-los sem distinção.
A Paróquia São Jorge também está passando por reformas. A igreja está sendo toda pintada com as cores do padroeiro, que é uma iniciativa do pároco, Pe. Sérgio Belmonte, que promove diversos eventos para arrecadar recursos para a manutenção e revitalização do templo.
Texto Pe. Gerson Schmidt e Ana Tartaroti (Pascom São Jorge)