Há 125 anos, padre Roberto Landell de Moura realizava a primeira transmissão da voz por ondas de rádio

16/07/2024

Há 125 anos, padre Roberto Landell de Moura realizava a primeira transmissão da voz por ondas de rádio

Neste dia 16 de julho de 2024 completa-se os 125 anos da realização da primeira transmissão da voz e da música por ondas de rádio da história da humanidade, realizada pelo padre gaúcho Roberto Landell de Moura, na cidade de São Paulo. O feito pode ser ouvido a quatro quilômetros do local do experimento, conforme atesta a farta documentação reunida pelo biógrafo do padre Roberto Landell de Moura, o jornalista Hamilton Almeida, que tem cinco livros publicados sobre a vida do sacerdote.  A transmissão foi realizada entre o Colégio Santana, na zona norte de São Paulo,  onde padre Landell era pároco no ano de 1899, e a Ponte das Bandeiras. 

 

Padre Landell nasceu em Porto Alegre no ano de 1861. Foi ordenado sacerdote em Roma, no ano de 1886. Na volta ao Brasil, viveu no Rio de Janeiro onde chegou a rezar missa com a presença do imperador Dom Pedro II. No retorno ao Rio Grande do Sul, já em 1887, foi nomeado para trabalhar na cidade de Uruguaiana. Cinco anos depois, foi transferido para o Estado de São Paulo, onde permaneceu até 1900 – neste período realizou a primeira transmissão da voz humana através de ondas de rádio.

 

Em 1890, fez a primeira demonstração pública da transmissão de voz via ondas de rádio.  Uma de suas descobertas mais avançadas foi ter percebido, ainda em 1891, que ondas curtas (de alta frequência) são mais adequadas para transmissões em longas distâncias. 

 

Padre Landell de Moura retornou ao Rio Grande do Sul no ano de 1908, depois de passar alguns anos fora do país em razão de suas pesquisas. Ele residiu quatro anos em Nova York tendo passado por Itália e França. Antes de voltar ao Estado ainda trabalhou em algumas paróquias do interior de São Paulo. 

 

Entre os anos de 1908 e 1914 foi pároco da paróquia Menino Deus. No ano de 1915 foi nomeado vigário-geral da Arquidiocese de Porto Alegre e passou a trabalhar também na paróquia Nossa Senhora do Rosário. Padre Landell de Moura morreu em 1928, vítima da tuberculose, aos 67 anos. Ele está sepultado no Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico.

 

 

 

 

 

 



Autor:
Ascom

Tags: