20/10/2023
Conforme dados da Prefeitura Municipal, a cidade de Guaíba tem 5.209 idosos inscritos no Cadastro Único. Isso significa que vivem em situação de vulnerabilidade social, privados de direitos fundamentais. O Art. 3.º do Estatuto do Idoso afirma que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.
O PROJARI realiza o acolhimento e a proteção social do idoso com diversas atividades que estimulam a convivência, o fortalecimento de vínculos, o exercício físico, o lazer, a expressão cultural e a cidadania. Semanalmente são realizadas oficinas com acesso gratuito para efetivação da política pública nacional e municipal. Uma expressão das atividades desenvolvidas pela instituição foi apresentada durante a Semana Municipal da Pessoa Idosa, no seminário realizado no Auditório da ULBRA Guaíba.
O grupo realizou uma apresentação integrando as oficinas de dança e canto coral. As participantes apresentaram as músicas Minha Ciranda de Dina Lia de Itamaracá e Abre Alas de Chiquinha Gonzaga com interpretação e coreografia criada pelo próprio grupo. A Diretora do PROJARI, Ir. Laura Gavazzoni, salienta que a preocupação da entidade é manter a autoestima elevada e o fortalecimento dos vínculos que permite aos idosos uma vida ativa. “Toda a atividade respeita a peculiar condição da idade e visa à promoção da dignidade do idoso”.