29/10/2024
Na manhã do dia 28 de outubro, a Coordenação da Iniciação à Vida Cristã (IVC) da Arquidiocese de Porto Alegre, reuniu-se com os Coordenadores Paroquiais da IVC. O encontro teve como tema: Tema: A Coordenação Paroquial da IVC na perspectiva do Jubileu da Esperança. Lema: “A esperança não decepciona (Rm 5, 5), e contou com a assessoria do Marcelo Mito, membro da coordenação geral da IVC.
Após o tema de estudo, foi dedicado um tempo para articulação e organização quanto a programação de cada etapa para o ano de 2025. Foi encaminhando também, o processo de avaliação do Planejamento da IVC para os anos 2026-2030. “Faz-se necessário escutar os sinais do nosso tempo; discernir para a conversão pastoral/ propor caminhos para a missão e caminhar com esperança, no contexto do Jubileu da Esperança em 2025, nos lembra a CNBB em suas Novas Diretrizes”, destaca a coordenador da IVC na Arquidiocese, irmã Maria Aparecida Barboza.
Haverá um cronograma de ação de modo que possa escutar os catequistas de todas as etapas além das coordenações: 1º a Coordenação Paroquial: Escutar, avaliar e propor. De novembro de 2024 a fevereiro de 2025: realizar o processo com os(as) catequistas de todas as etapas: Batismo, Eucaristia, Crisma e Adultos; 2º etapa a Coordenação da Área: escutar, avaliar e propor de março e abril de 2025, de posse das respostas das paróquias, fará a leitura e síntese; e por fim, em 3º a Coordenação Geral de maio e junho de 2025 – Discernir: Redação e proposição, revisão, ajustes e impressão até julho de 2026
Participaram do encontro o bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Bertilo João Morsch, bispo referencial da IVC, Pe. Rafael Martins, Pe. Santigo Condé, da paróquia Santa Teresinha, em Butiá, e o Pe. Luis Paúl Muñoz Celleri, OSFS, vigário paroquial da paróquia Santa Isabel, em Viamão.