Irmão Marista celebra 100 anos e 80 de vida religiosa consagrada

26/09/2023

Irmão Marista celebra 100 anos e 80 de vida religiosa consagrada

Uma trajetória centenária de doação e serviço pela educação evangelizadora. O Irmão Marista Jacob Ignácio Kuhn celebrou no último dia 18 de setembro 100 anos de vida e 80 anos de Vida Religiosa Consagrada.

 

Caçula entre 12 irmãos, ele nasceu no interior de Santa Cruz do Sul em uma família de origem alemã. Aos 15 anos, em 1938, ingressou no Juvenato, iniciando sua formação religiosa na Congregação Marista. “Olha, é difícil dizer porque eu entrei, a ideia surgiu assim ao natural", explica o Irmão durante o seu relato biográfico para o programa Memórias Maristas: histórias de amor e vida.

 

Seu apostolado iniciou em 1946, atuando como professor em escolas de educação básica. Foi docente nos Colégios Maristas Champagnat e Rosário (Porto Alegre) e em escolas nas cidades de São Gabriel, Lajeado e Erechim.

 

Em 1953, concluiu a sua graduação em História Natural e, logo na sequência, já começou a lecionar na PUCRS as disciplinas de História Natural, Mineralogia e Cristalografia. Seu envolvimento com a Universidade Marista é de muito carinho e dedicação para o desenvolvimento da educação superior no Rio Grande do Sul.

 

Jacob acompanhou a fundação da PUCRS, ainda no Colégio Marista Rosário, e depois foi prefeito universitário, implementou o serviço de vigilância, criou a numeração dos prédios do campus e contribuiu significativamente na fundação do Museu de Ciências e Tecnologia (MTC PUCRS). Além disso, o Irmão também atou durante 20 anos na região amazônica fazendo o acompanhamento do Campus Avançado da PUCRS, no Alto Solimões.

 

Com uma bonita trajetória de vida dedicada à educação e ao carisma marista, o Irmão afirma: “ser Irmão Marista é mais fácil viver do que definir. Não tem um segredo para a perseverança". E finaliza com o sentimento de gratidão: “eu me sinto plenamente realizado", enfatiza.

 

Assessoria de Comunicação Rede Marista



Autor:
Ascom

Tags: