02/08/2024
No mês de agosto, a Igreja Católica celebra o mês vocacional A cada domingo, um chamado específico de vida é colocado em destaque. No primeiro domingo do mês, os ministros ordenados. O dia 4 de agosto, primeiro domingo do mês, é marcado pela memória de São João Maria Vianney (1786-1859), padroeiro dos padres, comemorada desde 1929 quando foi instituída pelo Papa Pio XI. Em 2025 será celebrado o centenário de sua canonização.
Na Arquidiocese de Porto Alegre exercem o ministério sacerdotal padres diocesanos, de congregações religiosas, do exterior e de outras dioceses. No total são mais de 300 presbíteros trabalhando nas paróquias, na formação nos seminários e também em hospitais como capelães.
Como ocorre o início da formação
A Arquidiocese de Porto Alegre promove as vocações ao sacerdócio promovendo encontros mensais, conhecido como Kairós. Realizado no Seminário São José, em Gravataí, este momento procura oportunizar aos jovens a partir do 6º ano do ensino fundamental - com a autorização dos pais - até os 35 anos para discernir a sua decisão de seguir uma preparação para futuramente receber o sacramento da Ordem.
No início do ano de 2024, a Arquidiocese de Porto Alegre inaugurou o Seminário São João Maria Vianney, localizado no município de Esteio, onde os postulantes ao sacerdócio realizam o Ensino Médio no Instituto São Francisco. No Seminário Menor São José, em Gravataí, residem os seminaristas do Propedêutico.
Período de Dom Jaime Spengler como arcebispo
Dom Jaime Spengler celebra em novembro 11 anos como arcebispo de Porto Alegre. Neste tempo, um total de 41 sacerdotes foram ordenados por Dom Jaime. No ano de 2013, foram oito jovens que receberam o segundo grau do Sacramento da Ordem. Neste período de 11 anos, Dom Jaime ordenou um total de 40 presbíteros que estão no exercício do Ministério. No ano de 2012, quando era bispo auxiliar, ordenou dois padres. Do atual clero da Arquidiocese de Porto Alegre, a maior parte recebeu o sacramento pela imposição das mãos de Dom Jaime Spengler.
Curiosidades
Padre mais jovem: Pe. Charles Kruel (16.6.1997), 27 anos, ordenado em 21 de junho de 2024
O padre mais idoso na Arquidiocese: Cônego Luiz Vunibaldo Melo, atualmente com 96 anos e em dezembro celebra 97 anos. Cônego Melo reside no Lar Sacerdotal, em Gravataí. O sacerdote foi ordenado no dia 13 de março de 1954, sendo o padre com mais tempo de ministério na Arquidiocese entre os padres diocesanos.
Pároco mais idoso: Monsenhor Urbano Zilles, 86 anos (Nossa Senhora do Líbano - paróquia Maronita)
Pároco mais jovem: Pe. Rodrigo Rubi, 28 anos - pároco da paróquia Imaculada Conceição, em Canoas
Total de padres ordenados em exercício do sacerdócio nos últimos dez anos: 31
Neste levantamento não foram considerados os padres de congregações. Apenas os diocesanos.
De Dom Dadeus Grings até Dom Vicente Scherer
O arcebispo emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, que completa 88 anos em setembro, ordenou um total de 31 padres que estão no exercício do ministério. Os bispos auxiliares da Arquidiocese no período de Dom Dadeus como arcebispo foram responsáveis por nove ordenações – duas por Dom Jaime Spengler, uma por Dom Agenor Girardi (1952-2018) e seis por Dom Jacinto Flach, atual bispo da diocese de Criciúma (SC).
Entre os sacerdotes da Arquidiocese no exercício do Ministério um total de 30 receberam o Sacramento da Ordem pela imposição das mãos de Dom Altamiro Rossato (1925-2014), que foi arcebispo metropolitano entre 1991 e 2001. Dom Cláudio Colling (1913-1992), arcebispo entre os anos de 1981 e 1991, ordenou 28 padres do clero da Arquidiocese. O cardeal arcebispo Dom Vicente Scherer (1903-1996) foi o bispo ordenante de 21 presbíteros do clero de Porto Alegre. Os dados não consideram padres já falecidos e os que deixaram o ministério.
O arcebispo emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, impôs as mãos a um total de 31 padres. Os bispos auxiliares da Arquidiocese no período de Dom Dadeus como arcebispo foram responsáveis por nove ordenações – duas para Dom Jaime Spengler, uma para Dom Agenor Girardi (1952-2018) e seis para Dom Jacinto Flach, atual bispo da diocese de Criciúma (SC).
Entre os sacerdotes da Arquidiocese no exercício do Ministério um total de 30 receberam o Sacramento da Ordem pela imposição das mãos de Dom Altamiro Rossato (1925-2014), que foi arcebispo metropolitano entre 1991 e 2001. Dom Cláudio Colling (1913-1992), arcebispo entre os anos de 1981 e 1991, ordenou 28 padres do clero da Arquidiocese. O cardeal arcebispo Dom Vicente Scherer (1903-1996) foi o bispo ordenante de 21 presbíteros do clero de Porto Alegre. Os dados não consideram os padres já falecidos e os que deixaram o ministério.
Onde foram ordenados os sacerdotes da Arquidiocese
Capital do Rio Grande do Sul e sede da Arquidiocese, Porto Alegre registra um total de quase 30% das paróquias com pelo menos uma celebração de ordenação sacerdotal em sua comunidade e que estão no exercício do Ministério. Para o levantamento foram considerados apenas os diocesanos. Vinte e cinco paróquias e 37 padres foram ordenados na capital.
Em Canoas, segundo maior município dentro do território da Arquidiocese, tem um total de 29,4% das paróquias que já receberam a celebração de uma ordenação sacerdotal. Destaque para o Santuário São Cristóvão, no bairro Igara, onde nos últimos dois anos foram ordenados dois presbíteros – os padres Charles Kermaunar e Rodrigo Rubi, em 2022 e 2023, respectivamente. No total, dez padres foram ordenados em Canoas.
Confira abaixo a lista das demais cidades da Arquidiocese de Porto Alegre onde foram ordenados os padres diocesanos:
Gravataí – 6 padres
Alvorada – 5 padres
Cachoeirinha – 5 padres
Esteio – 5 padres
Eldorado do Sul – 5 padres
Sapucaia do Sul – 5 padres
Viamão – 3 padres
Camaquã – 3 padres
Guaíba – 2 padres
Butiá – 2 padres
Glorinha – 1 padre
Tapes – 1 padre
Cerro Grande do Sul – 1 padre
Minas do Leão – 1 padre
Nova Santa Rita – 1 padre
Um total de 56 padres do atual clero da Arquidiocese de Porto Alegre foram ordenados em cidades que hoje fazem parte de outras dioceses. A diocese de Novo Hamburgo foi criada em 1980, a diocese de Osório no ano de 1999 e a diocese de Montenegro foi criada no ano de 2008.
Jubilados de 2024
25 anos - Pe. Celso Trois (3/12), Pe. Eduardo Dezaleri (20/11) e Pe. Loivo Kochhann (27/11)
50 anos - Pe. Geraldo Hackmann (30/11)
Bispos
Dom Jaime Spengler foi ordenado sacerdote pela Ordem dos Frades Menores (OFM) no dia 17 de novembro de 1990, na paróquia São Pedro Apóstolo, no município de Gaspar (SC), pertencente à diocese de Blumenau.
Dom Darley José Kummer foi ordenado sacerdote na paróquia São José, no município de Roca Sales (RS), no dia 13 de dezembro de 1996. Roca Sales pertence à diocese de Montenegro.
Dom Bertilo João Morsch foi ordenado sacerdote na capela São Miguel de Pitingal, na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Sobradinho (RS), no dia 7 de janeiro de 1989.
Dom Juarez Albino Destro foi ordenado sacerdote pela congregação dos Rogacionistas (RCJ) no dia 24 de agosto de 1996, em sua cidade natal, Criciúma (SC), na paróquia Santa Bárbara.
Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos foi ordenado sacerdote pela Congregação da Missão (CM) no dia 16 de dezembro de 2000, em Irati (PR), sua cidade natal.
São João Maria Vianney
Nascido em 1786, na França, São João Maria Vianney demonstrou desde jovem um profundo amor e devoção à fé católica. Após sua ordenação sacerdotal, foi designado para servir como pároco na pequena cidade de Ars, onde viveu a maior parte de sua vida. Ele ficou conhecido como o padroeiro dos padres e dos confessores devido à sua vida exemplar e ao seu zelo pelo ministério sacerdotal. São João Maria Vianney morreu em 1859, foi proclamado beato pelo Papa São Pio X, em 1905, e canonizado em 1925, pelo Papa Pio XI.