Missa do Crisma reúne mais de 200 padres e fiéis na Catedral Metropolitana de Porto Alegre

17/04/2025

Missa do Crisma reúne mais de 200 padres e fiéis na Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Celebração marcou a unidade do clero com o arcebispo e a bênção dos santos óleos usados nos sacramentos ao longo do ano

 

Na manhã desta Quinta-feira Santa (17), a Catedral Metropolitana de Porto Alegre foi local de uma das celebrações mais significativas do calendário litúrgico: a Missa do Crisma. A cerimônia, presidida por Dom Jaime Cardeal Spengler, arcebispo metropolitano e presidente da CNBB, reuniu mais de 200 padres da Arquidiocese, além de diáconos permanentes, seminaristas, bispos auxiliares e fiéis.


A celebração expressou de forma intensa a unidade do presbitério, reforçada pela presença dos bispos auxiliares Dom Juarez Destro, Dom Bertilo Morsch, Dom Derley Kummer e Dom Odair Miguel.


Durante a Missa do Crisma, Dom Jaime abençoou os santos óleos — o dos catecúmenos, o dos enfermos e o Santo Crisma — que serão utilizados em batismos, crismas, ordenações e unção dos enfermos nas paróquias da arquidiocese ao longo do ano. Os óleos foram apresentados solenemente no altar e, após a bênção, distribuídos aos representantes das paróquias presentes.
Outro momento marcante da celebração foi a renovação das promessas sacerdotais. Em sinal de fidelidade e compromisso, os padres reafirmaram diante do arcebispo o ministério que receberam no dia da ordenação.


Dom Jaime destacou a importância da fraternidade presbiteral e da missão evangelizadora da Igreja, deixando uma mensagem especial ao clero: “A vida é mais forte do que a morte, o amor é mais forte do que a morte. É isso que nós anunciamos: o Cristo ressuscitou. E é do Ressuscitado que todos nós somos chamados a ser testemunhas e, ao mesmo tempo, apóstolos — aqueles que levam, testemunham e anunciam a mensagem”, afirmou.


A Missa do Crisma, celebrada tradicionalmente na manhã da Quinta-feira Santa, reafirma a unidade da Igreja em torno de seu pastor e renova o chamado de cada fiel a ser sinal da ressurreição de Cristo no mundo.

 



Autor:
Greice Pozzatto

Tags: