15/05/2023
O Movimento de Emaús da Arquidiocese de Porto Alegre convida toda a comunidade para participar da Missa de Ação de Graças pelos 50 anos de nosso movimento, que será realizada no próximo domingo (21), às 20h, Na Catedral Metropolitana Mãe de Deus. A Santa Missa será presidida por Monsenhor Urbano Zilles, assistente eclesiástico do Emaús, movimento que meio século evangelizando o jovem através do jovem em nossa Arquidiocese.
No dia 27 de abril, o programa ComunicAção, da Rádio Aliança 106.3 FM, contou com a participação do Monsenhor Urbano Zilles. O link para a entrevista está disponível aqui: https://open.spotify.com/episode/3oBGxsueS1jrlegU5PB7Mp?si=d8678832a88c4472
Nesta entrevista, Monsenhor Urbano Zilles também falou sobre a sua caminhada vocacional até a ordenação sacerdotal, no dia 30 de abril de 1966, o período em que permaneceu na Alemanha nos anos 1960, quando foi aluno do então padre Joseph Ratzinger – Papa Bento XVI. Sua trajetória de mais de 40 anos junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) também foi abordada.
O Movimento de Emaús também está presente em outras cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil. No interior, o movimento está organizado nos municípios de Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Rio Grande, Santa Maria e Santo Ângelo. A fundação do Emaús data de 1968, quando o então arcebispo de São Paulo, Dom Agnelo Rossi, promoveu um encontro com jovens por ocasião da festa do Espírito Santo naquele ano. Três anos depois, em 1971, foi reestruturado por um grupo de sacerdotes e leigos e recebeu o nome de Emaús – Curso de Valores Humanos e Cristãos.
O Movimento de Emaús em Porto Alegre tem como sede a paróquia Nossa Senhora do Líbano, localizada na avenida Jerônimo de Ornelas, 60 –bairro Santana. No local são realizados os cursos, encontros e formações. Para quem quiser conhecer melhor o movimento é possível participar da missa dominical que ocorre às 19h30 – exceto no próximo domingo com a missa festiva na Catedral.
Curso de Emaús
A porta de entrada para quem quiser participar do movimento é o Curso de Emaús. Trata-se de uma caminhada de três dias, geralmente iniciada na noite de quinta-feira com conclusão no domingo à noite com a Santa Missa. O objetivo é proporcionar aos participantes uma profunda reflexão sobre os valores da vida e da Igreja Católica, ao mesmo tempo que possibilita a vivência comunitária da fé à luz da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja.