Movimento CLJ celebra os 50 anos de fundação

11/07/2024

Movimento CLJ celebra os 50 anos de fundação

Foto da paróquia São Pedro, no bairro Floresta, em Porto Alegre

 

No mês de julho de 1974, por iniciativa do jovem padre Zeno Hastenteufel - hoje bispo emérito da diocese de Novo Hamburgo - foi organizado um retiro para 19 jovens que seriam crismados na paróquia São Pedro, na capital, onde era vigário. Este seria o primeiro indício do nascimento do Curso de Liderança Juvenil (CLJ), que chega aos 50 anos presente em diferentes dioceses do Rio Grande do Sul e de outros Estados. Para marcar a data será celebrada Missa na Catedral Metropolitana Mãe de Deus nesta sexta-feira (12), a partir das 20h.

 

Em 2024, o Curso de Liderança Juvenil está presente nos seguintes locais

 

  • Arquidiocese de Porto Alegre

  • Diocese de Novo Hamburgo

  • Diocese de Montenegro

  • Diocese de Caxias do Sul

  • Diocese de Bagé

  • Arquidiocese de Passo Fundo

  • Diocese de Frederico Westphalen

  • Diocese de Foz do Iguaçu (PR)

  • Diocese de Valença (RJ)

 

Na Arquidiocese de Porto Alegre, o CLJ está presente nos vicariatos da seguinte forma:

 

Vicariato de Porto Alegre: 25 paróquias

Vicariato de Canoas: 11 paróquias

Vicariato de Gravataí: 18 paróquias

Vicariato de Guaíba: 5 paróquias

 

Dom Zeno Hastenteufel recorda as palavras do cardeal arcebispo Dom Vicente Scherer a respeito do CLJ: “Se este movimento vem de Deus, vai progredir e dele surgirão vocações para o sacerdócio e a vida religiosa. Se não vem de Deus, em pouco tempo vamos acabar com isto antes que seja tarde”. O bispo emérito de Novo Hamburgo foi diretor espiritual do CLJ até o ano de 1981.

 

O movimento cresceu rapidamente e se expandiu para várias cidades. Na região carbonífera, por exemplo, a primeira iniciativa foi em 1978, quando o então vigário de Charqueadas, Pe. José Frederico Rech, em contato com o Pe. Leo Staut, de Camaquã, enviou alguns jovens para o curso em Porto Alegre, o que se repetiu no ano seguinte e em 1980 foi realizado em Charqueadas o primeiro CLJ, reunindo quase uma centena de jovens de quatro cidades da região.

 

Um dos momentos mais marcantes do movimento foi em 1980, por ocasião da visita de São João Paulo II a Porto Alegre,  quando os jovens do CLJ cantaram para ele, em frente à Catedral, e ele respondeu “Papa é gaúcho!”.

 

FESTA NA SÃO PEDRO

 

A Paróquia São Pedro, no bairro Floresta, onde nasceu o CLJ, terá uma programação especial no sábado. Na parte da tarde será promovido um grande encontro entre os atuais e antigos integrantes do curso, o Encontro de Gerações, a partir das 14h30. Todos que passaram pelo CLJ, seja como jovem ou tio estão convidados.  Após a missa das 18h será realizada uma confraternização no salão da Igreja aberta à comunidade.

 

VICARIATO DE CANOAS

 

A comemoração dos 50 anos do CLJ também será celebrada nos vicariatos. Em Canoas, a programação ocorre na paróquia Nossa Senhora das Graças, a primeira no município a receber o curso.

 

A programação inicia com uma capela às 16h30min e logo após, às 17h, haverá um ensaio para a Santa Missa, onde todos os folks do CLJ, membros e ex-membros, são convidados. Às 18h, acontece a celebração em Ação de Graças pelos 50 anos do CLJ, presidida pelo bispo emérito da diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hasteuntefel.

 

VICARIATO DE GUAÍBA

 

O Vicariato de Guaíba celebrou os 50 anos do CLJ no final do mês de junho com um tríduo na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Charqueadas, na Região Carbonífera. Mais de 300 pessoas participaram da missa e do jantar, no salão paroquial, cuja renda foi revertida para o novo curso que acontecerá no final de julho.


 

Texto em atualização

 

Foto: Fabrício Barreto/Divulgação



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: