Núncio Apostólico para o Brasil desembarca para visita à Província Eclesiástica de Porto Alegre

19/04/2022

Núncio Apostólico para o Brasil desembarca para visita à Província Eclesiástica de Porto Alegre

O Núncio Apostólico para o Brasil, Dom Giambattista Diquattro, faz a sua primeira visita à Arquidiocese de Porto Alegre desde que foi nomeado para esta missão pelo Papa Francisco, em agosto de 2020. Ele foi recepcionado na tarde de terça-feira (19), na Cúria Metropolitana, pelo arcebispo Dom Jaime Spengler e os bispos auxiliares Dom Aparecido Donizeti, Dom Adilson Pedro Busin e Dom Darley José Kummer. A agenda do dia marca o encontro com os bispos da província eclesiastica, que contempla as dioceses de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Montenegro e Osório. 

 

A Nunciatura Apostólica, que está sediada em Brasília, é a principal representação diplomática do Vaticano no Brasil, sendo equivalente a uma embaixada da Santa Sé. Conforme o arcebispo Dom Jaime Spengler este será um momento para apresentar a realidade da Arquidiocese bem como de toda a província ao Núncio, pois se trata de um representante direto do Santo Padre, o Papa Francisco.

 

Em uma conversa com a equipe de comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre, o Núncio Apostólico para o Brasil destacou alguns pontos de visita. “Vamos conversar com os bispos sobre a Assembleia Nacional da CNBB [que acontece no final de abril]. Chegamos a Porto Alegre passada a Semana Santa e quero colher informações sobre como foi vivido este momento tanto na província de Porto Alegre como em Santa Maria”, explicou Dom Giambattista.

 

Como Embaixador do Papa para o Brasil, o Núncio tem como uma de suas missões fazer um ligação do Papa com os bispos em suas nações. No entanto, Dom Giambattista lembrou que no mês de maio o episcopado local terá a oportunidade de estar com o Santo Padre na visita Ad Limina, que não acontecia na Arquidiocese de Porto Alegre há 12 anos. O grupo que viaja à Itália no fim de abril inclui quatro arcebispos, 15 bispos ativos, 3 bispos eméritos e o Pe. Silvio Jorge Mazzarolo, que assumiu como administrador diocesano de Cruz Alta desde a transferência de Dom Adelar Baruffi.

 

O Núncio Apostólico para o Brasil deixa Porto Alegre na tarde de quarta-feira com destino a Santa Maria. Na cidade da Região Central do Estado tem como principal compromisso na Arquidiocese de Santa Maria a Missa de imposição do Pálio ao arcebispo Dom Leomar Brustolin, na quinta-feira pela manhã, na Catedral Nossa Senhora de Medianeira.

 

Matéria em versão áudio disponível em https://open.spotify.com/episode/3rsyWSF2lz4PA0eYOXjWz1?si=nkzJM30kQgmVJhTx4-jiRg

 

Sobre o Núncio Apostólico para o Brasil

 

Dom Giambattista Diquattro nasceu em 18 de março de 1954, em Bolonha. Em 24 de agosto de 1981, foi ordenado sacerdote na Igreja Catedral de San Giovanni Battista, em Ragusa, para o clero secular da diocese de Ragusa. Mestre em Direito Civil na Universidade de Catânia e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Também é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

 

Entrou para o Serviço Diplomático da Santa Sé em 1º de maio de 1985, e serviu em missões diplomáticas nas representações pontifícias na República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Chade, nas Nações Unidas em Nova York, e, mais tarde, na Secretaria de Estado do Vaticano e na Nunciatura Apostólica na Itália. O Papa João Paulo II o nomeou Núncio Apostólico no Panamá, em 2 de abril de 2005, no que foi possivelmente um dos seus últimos atos como Santo Padre, pois foi neste dia que São João Paulo II faleceu. Ele recebeu a Ordenação Episcopal em 4 de junho de 2005 na Igreja Catedral de San Giovanni Battista em Ragusa. Bento XVI o nomeou Núncio Apostólico na Bolívia, em 21 de novembro de 2008, e, em 21 de janeiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou Núncio Apostólico na Índia e no Nepal.

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: