27/06/2023
O que é o Óbolo de São Pedro? É uma oferta que pode ser pequena, mas tem um grande valor simbólico: manifesta o sentimento de pertença à Igreja e amor e confiança pelo Santo Padre. É um sinal concreto de comunhão com Ele, como Sucessor de Pedro, e também de atenção às necessidades dos mais carentes, com os quais o Papa sempre se preocupa.
A doação ajuda a sustentar a missão do Papa, que se estende ao mundo inteiro: desde o anúncio do Evangelho até a promoção do desenvolvimento humano integral, da educação, da paz, da fraternidade entre os povos e das obras de caridade em favor de pessoas e populações inteiras, graças também às atividades de serviço realizadas todos os dias pela Santa Sé.
Graças às doações ao Óbolo, o Papa Francisco foi ajudado em sua missão e puderam ser financiados 157 projetos em 67 países, sendo 41,8% na África, 23,5% nas Américas, 25,5% Ásia, conforme o último relatório anual publicado em junho de 2022. No ano de 2021, conforme relatório publicado na página oficial do Óbolo de São Pedro, o Brasil constou entre os países que mais colaboraram com a missão de ajudar o Papa a ajudar quem mais precisa.
Histórico
No final do século VIII, os anglo-saxões, depois da sua conversão, sentiram-se tão ligados ao Bispo de Roma que decidiram enviar, de maneira estável, uma colaboração anual ao Santo Padre. Assim nasceu o "Denarius Sancti Petri" (Esmola para São Pedro), que rapidamente se espalhou pelos países europeus. Esta prática - como outras semelhantes aliás - passou por transformações diversas ao longo dos séculos até que foi consagrada pelo Papa Pio IX através da sua Encíclica Saepe venerabilis, de 5 de Agosto de 1871. A coleta realiza-se atualmente em todo o mundo católico, coincidindo na sua maior parte com o dia 29 de Junho ou o domingo mais próximo da Festa dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.
No primeiro ano do seu pontificado, o Papa Bento XVI (1927-2022) destacou o significado particular do Óbolo com estas palavras. “O “Óbolo de S. Pedro” é a expressão mais emblemática da participação de todos os fiéis nas iniciativas de caridade do Bispo de Roma a bem da Igreja universal. Trata-se de um gesto que se reveste de valor não apenas prático, mas também profundamente simbólico enquanto sinal de comunhão com o Papa e de atenção às necessidades dos irmãos; por isso, o vosso serviço possui um valor retintamente eclesial” (Discurso aos Sócios do Círculo de São Pedro, 25 de Fevereiro de 2006).
O valor eclesial do referido gesto resulta claro quando se pensa que estas iniciativas de caridade são conaturais à Igreja, como o Papa acenou na sua primeira Encíclica Deus caritas est (25 de Dezembro de 2005): “A Igreja nunca poderá ser dispensada da prática da caridade enquanto atividade organizada dos crentes, como aliás nunca haverá uma situação onde não seja precisa a caridade de cada um dos indivíduos cristãos, porque o homem, além da justiça, tem e terá sempre necessidade do amor”. (n.º 29).
Mais informações sobre como colaborar com o Óbolo de São Pedro:
https://www.obolodisanpietro.va/it.html
https://www.vatican.va/roman_curia/secretariat_state/obolo_spietro/documents/index_po.htm