Ordenação Sacerdotal do diácono Bruno Ferreira será celebrada no dia 24

17/05/2024

Ordenação Sacerdotal do diácono Bruno Ferreira será celebrada no dia 24

A Arquidiocese de Porto Alegre inicia na próxima sexta-feira (24) a ordenação sacerdotal dos diáconos da turma de 2024. A paróquia Nossa Senhora da Paz, no bairro Petropólis, acolherá a comunidade para celebrar o ingresso ao ministério ordenado do candidato Bruno Ricardo Ávila Ferreira, 47 anos. O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, preside a Santa Missa, que tem início às 20h.

 

Depois de ordenado, a primeira missa celebrada pelo presbítero será na mesma paróquia, no domingo (26), às 10h. Após será realizado um almoço comunitário. A renda obtida com a venda dos convites será destinado às vítimas das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. No final da tarde de domingo também será celebrada Missa na paróquia Nossa Senhora do Líbano, no bairro Santana, às 18h.

 

Confira uma entrevista com o diácono Bruno

 

Quais são as suas primeiras lembranças da Igreja?

 

Diácono Bruno - Sou natural de Porto Alegre. Sempre participei da Igreja, desde a primeira eucaristia. Fiz a catequese no Santuário Nossa Senhora do Trabalho, na zona norte da capital. Depois participei de movimentos jovens, o CLJ e o Emaús, no qual fiquei por muitos anos, desde 1995 até 2015, quando decidi ingressar no Seminário

 

Como foi a sua decisão de ingressar no  Seminário

 

Diácono Bruno - Eu já estava com uma certa idade, com 39 anos. Na época me questionava em relação à decisão de casar ou ingressar no Seminário. Na Jornada Mundial da Juventude de 2013 foi um tempo forte de decisão, apesar de não ter ido presencialmente, tive a chance de assistir a cobertura de diversos eventos, talvez mais do que quem estivesse lá, e sem dúvida foi um momento importante para o discernimento

 

Como foi a aceitação da sua  decisão de ingressar no Seminário?

 

Diácono Bruno - A família aceitou bem. Entrei adulto, já tinha uma carreira. Eu era Analista de Software e, de uma hora para outra, resolvi mudar. Minha mãe levou um susto primeiro, mas depois apoiou, pois ela sempre foi da Igreja. O meu pai disse que se eu estivesse feliz estava tudo bem. A minha irmã gostou muito, desde o início aprovou. Na empresa que trabalhava, da área de tecnologia, a maioria não tinha religiosidade. Uns se admiraram, outros se assustaram, mas numa bela tarde, antes de sair da empresa, alguns me rodearam e conversaram comigo sobre a vida do seminário, de ser padre. Então digo que suscitou alguma curiosidade nas pessoas.

 

Como foi este tempo de caminhada na vida adulta, de trabalho, de investimento na carreira?

 

Diácono Bruno - Algumas vezes na minha caminhada me questionei. Com o passar do tempo fui tocando minha vida, esquecendo. Mas como sempre fui de Igreja estas questões (ser padre)  voltavam. 

 

Quais as suas boas lembranças do tempo do Seminário

 

Diácono Bruno - Boas lembranças. As atividades, a convivência com as pessoas, especialmente com os meus colegas de ordenação. A vida em comunidade a gente registra muita coisa, não apenas no celular, mas no coração especialmente. 

 

Você ingressou no Seminário com quase 40 anos, mostrando que o chamado de Deus não tem tempo, não é mesmo? 

 

Diácono Bruno - Não podemos ficar fechados para o chamado de Deus. Eu brinco daquela passagem dos trabalhadores. Uns foram chamados às 8h, outros às 17h. Eu digo que fui chamado às 17h30, quando as portas já estavam se fechando. Deus sempre nos surpreende. Até estava descartando essa possibilidade. E Deus me chamou.

 

Quais padres marcaram sua caminhada de fé?

 

Diácono Bruno - Monsenhor Urbano Zilles me marcou muito especialmente pelo tempo no Movimento de Emaús. É uma grande referência. Tudo aquilo que não aprendi com o meu pai, Monsenhor me ensinou. Outro padre que menciono é o Leopoldo Santinon, que trabalhou na Paróquia Cristo Redentor. Foi um grande pregador.

 

Período de Pastoral nas paróquias

 

2015 Nossa Senhora da Paz - Porto Alegre

2016: Nossa Senhora da  Boa viagem - Cachoeirinha

2017: Santo Inácio de Loyola - Esteio

2018: Nossa Senhora das Graças - Canoas

2019: Nossa Senhora da Piedade - Porto Alegre

2021: São Pedro - Porto Alegre

2022: São Pedro - Porto Alegre

2023: Santa Cecília - Porto Alegre

2024: Seminário de Gravataí - Serviço de Animação Vocacional

 

Entrevista em vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=xU_wOaBLXhs

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: