Padre André Rybarczyk será homenageado pela Câmara de Sertão Santana

30/11/2023

Padre André Rybarczyk será homenageado pela Câmara de Sertão Santana

A Câmara  dos Vereadores da cidade de Sertão Santana, localizada no Centro-Sul do Estado e integrante do Vicariato de Guaíba, confere, no próximo sábado, dia 2 de dezembro, o título de Cidadão Honorário ao Pe. André  Rybarczyk, presbítero da Arquidiocese de  Porto Alegre. 

 

Nascido a 16 de outubro de 1932, em Sertão Santana  (na época a localidade pertencia à cidade de Guaíba). É o quarto filho de Ladislau Rybarczyck e Julia Mielczarski, ambos comerciantes. Estudou no Colégio Rosário, em Porto Alegre, e Seminário São José em Gravataí.  Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão. Foi ordenado presbítero pelo arcebispo de Porto Alegre Cardeal Dom Vicente Scherer (1903-1996) no dia 3 de julho de 1960, e teve como padrinho o Pe.  Estevão Reszka. 

 

O sacerdote foi professor no Seminário São José, onde exerceu as funções de reitor e ecônomo. Em 1969, em virtude da enfermidade do Pe. João Jarosz, então pároco da Paróquia Santa Ana no município de Sertão Santana, o presbítero começou a atender pastoralmente a paróquia como Vigário Cooperador. No dia 30 de setembro de 1982, foi nomeado pároco da Paróquia Santa Ana, atuando somente nos finais de semana (durante a semana atendia o Seminário São José), sendo auxiliado pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Em 1986 assumiu o cargo de Reitor do mesmo seminário. Durante 19 anos assumiu esta dupla missão. Em 05 de dezembro de 1988 foi designado finalmente pároco residente da Paróquia Santa Ana, em Sertão Santana, permanecendo nesta função até  o ano de 2020. Passou a residir no Lar Sacerdotal, em Gravataí, a partir do dia a 21 de março de 2021. Deste lugar, reza por seus conterrâneos Sertanenses, gesto reconhecido por visitas periódicas de seus familiares. 

 

A Arquidiocese de Porto Alegre reconhece seus méritos e o parabeniza por esta tão valiosa distinção. O Vigário Episcopal de Guaíba, Pe. Adílson Corrêa da Fonseca, pároco das paróquias Santa Barbára, em Arroio dos Ratos, e Nossa Senhora da Conceição, em São Jeronônino, representará a Arquidiocese de Porto Alegre e o Arcebispo, Dom Jaime Spengler, nesta ocasião.

 

Reportagem abordou a vivência da fé em Sertão Santana

 

A Arquidiocese de Porto Alegre é composta por 29 municípios, que estão divididos em quatro vicariatos. O Censo 2022 divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou dados importantes sobre a população gaúcha. Até o último levantamento, o menor município dentro da Arquidiocese era Arambaré, na Costa Doce. Contudo, a cidade foi uma das poucas que apresentou crescimento populacional e deixou para Mariana Pimentel a condição de menor cidade no território arquidiocesano, mesmo que esta também tenha crescido, mas bem menos. Distante apenas 17 quilômetros de Mariana Pimentel está localizado o município de Sertão Santana. No ranking das menores cidades, ocupa a quinta posição com uma população de 5.863 habitantes. Para conhecer o cotidiano por lá, conversamos com o Pe. Cláudio Fernando Wojciechowski, pároco da paróquia Santa Ana desde agosto de 2020. 

 

Link para reportagem: https://www.arquipoa.com/noticias/conheca-a-vivencia-da-fe-no-municipio-de-sertao-santana

 

Colaborou na reportagem o Pe. Adilson Corrêa da Fonseca



Autor:
Ascom

Tags: