24/06/2024
A Arquidiocese de Porto Alegre está em festa pela ordenação do Pe. Charles Sebastian Kremer Kruel, 27 anos. A celebração aconteceu na sexta-feira (21), na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Alvorada, na Região Metropolitana. Dom Jaime Spengler foi o bispo ordenante. Concelebraram os bispos auxiliares Dom Darley José Kummer, Dom Bertilo João Morsch e Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos, além de um expressivo número de sacerdotes do clero de Porto Alegre e de outras dioceses, diáconos e religiosos.
Lotaram o templo os fiéis da comunidade Sagrado Coração de Jesus, das paróquias onde o sacerdote passou em seus oito anos como seminarista. Um telão foi colocado no ginásio da Igreja, que também ficou lotado.
REFLEXÃO DO ARCEBISPO
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, na sua homilia, abordou o Evangelho de São Lucas na passagem do Pai das Misericórdias (Lc 15, 11-32).
“O texto do Evangelho apresenta o rosto de Deus, que é pai, que é mãe. A parábola também está focada na reação do bom filho da casa. Ele não percorreu o caminho que purificou o filho menor. Ele vê sua liberdade como servidão. Ele vê o pai como lei, como norma. Sua reação tem a característica do legalismo. ‘Eu te sirvo há tantos anos, então mereço’. Também nós corremos o risco de nos compreender como simplesmente pertencentes a uma instituição, sem vivermos a saudável tensão de nos tornarmos cristãos autênticos.Corremos o perigo de achar que estamos vivendo em casa, quando na verdade estamos longe, afastados de nós mesmos, afastados da verdade da nossa existência, isso vale para todos nós. Leigos, clérigos e consagrados. Para nós sacerdotes há uma indicação preciosa. De fato, fazemos muitas coisas. Temos uma responsabilidade imensa, mas corremos o risco de perder a alegria vocacional, por causa das exigências. Isto deve nos fazer refletir e não é fácil.”
Ouça a homilia completa: https://open.spotify.com/episode/1Glik7YQdWuSaO5JotDLtY?si=73a60102ce524986
Mensagem do Pe. Charles Kruel
O mais novo sacerdote da Arquidiocese de Porto Alegre, Pe. Charles Kruel em sua mensagem de agradecimento destacou as comunidades por onde passou, sua família e refletiu sobre sua vocação.
“Foi no ano de 2008, em uma procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, falei para os meus pais sobre o desejo de ser padre. Sempre vi no sacerdote o rosto misericordioso de Jesus. Sempre vi no padre alguém presente na vida das pessoas, nos momentos felizes, de tribulação, mas em todos estes momentos estava o padre, sendo luz para os que mais precisam. Nesta certeza, Deus plantou este primeiro amor.”
Ouça a mensagem do Pe. Charles Kruel:
https://open.spotify.com/episode/5eL0COlpHCVJg0kmsSgHz7?si=6ae223f90d624676
PRIMEIRA MISSA
O sacerdote celebrou sua primeira missa na manhã de domingo (23), na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Alvorada. O padre convidado para fazer a pregação foi Diego Jobim Garcia, pároco da paróquia Santa Luzia, em Canoas