10/06/2024
A Arquidiocese de Porto Alegre está em festa pela ordenação do Pe Marto de Souza Vilaza, 28 anos. A celebração aconteceu na sexta-feira (7), na paróquia Santa Hedviges, em Alvorada, Região Metropolitana. Dom Jaime Spengler foi o bispo ordenante. Concelebraram os bispos auxiliares Dom Juarez Albino Destro e Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos, o arcebispo emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, e Dom Clemente Weber, bispo emérito de Santo Ângelo, além de um expressivo número de sacerdotes do clero de Porto Alegre e de outras dioceses, diáconos e religiosos.
Lotaram o templo os fiéis da comunidade Santo Hedviges e das paróquias onde o sacerdote passou em seus oito anos como seminarista. Um telão foi colocado no ginásio da Igreja, que também ficou lotado.
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, abordou a liturgia da solenidade do Sagrado Coração de Jesus. “O mistério desta solenidade exprime o impensável. Na Cruz, Jesus se torna o centro de todas as atenções. Em seu lado aberto jorra o sangue do qual nascemos e a água capaz de saciar a sede de todo ser humano. A medida do amor de Jesus é não ter medidas. É ser sem medidas. Aquela lança do soldado abre a porta da grande passagem, por meio da qual Deus vem ao encontro do ser humano e este, por assim dizer, entra no mistério de um Deus que ama sem reservas.”
Dirigindo-se ao sacerdote ordenado na noite de sexta-feira, Dom Jaime Spengler destacou a humanidade do presbítero. “O padre é um ser humano de carne e osso. E a humanidade do padre necessita de particular cuidado. É que a nossa humanidade deve ser ponte e não obstáculo para o encontro com Cristo. Se temos consciência de que nosso coração é frágil às vezes até complicado. Podemos perceber o quanto precisamos vigiar, trabalhar, o coração.”
Na conclusão de sua meditação, o arcebispo deu alguns conselhos ao jovem padre. “Marto, a fé é graça, que necessita de cultivo constante, decidido, diário, por isso enraizados no amor do Crucificado, nós podemos, sim, pela graça, ir compreendendo o amor de Cristo que ultrapassa todo o conhecimento. Um dia fostes escolhido. Hoje és ungido. Amanhã, o que virá é dádiva daquele que nos escolheu. O zelo pastoral, o convívio com o presbitério, na atenção às orientações do Magistério, no cuidado com povo que te será confiado, nós te orientamos a te empenhar sempre e de forma nova, a moldar o teu coração àquele que tocou o teu coração.”
Ouça a homilia completa de Dom Jaime Spengler: https://open.spotify.com/episode/5MEWRIV2UTnUOEFBR3fgK5?si=f59810f648dc4e83
PADRE MARTO
Após receber o sacramento da Ordem, Pe. Marto Vilaza dirigiu algumas palavras aos presentes na celebração, recordando sua caminhada de fé. “Quando menino, participando de uma missa na sua paróquia, recebi a bênção do bispo, porque queria ser padre. Os anos passaram e a vontade de servir a Deus crescia, mesmo sem entender plenamente o que isso significava. Aos 15 anos, deixei o interior e a família no interior para atender o chamado de Deus. E hoje, aquele bispo, é Dom Dadeus Grings. E o menino é o padre Marto.”
Ouça a mensagem de Padre Marto: https://open.spotify.com/episode/601t7dLWdQGwbAnfAx1Msu?si=6a8ded4cb416401a
PRIMEIRA MISSA
O sacerdote celebrou sua primeira missa na manhã de domingo (9), na paróquia Santa Hedviges. O padre convidado para fazer a pregação foi Pe. Edison Stein, pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, em Gravataí.
PRÓXIMAS ORDENAÇÕES
Diácono Artur Rossi - 14 de junho de 2024 - 20h
Paróquia Menino Jesus de Praga - Porto Alegre
Diácono Charles Kruel - 21 de junho de 2024 - 20h
Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Alvorada
Rezemos pelo ministério de Pe. Marto de Souza Vilaza