19/06/2023
Na noite de sexta-feira (16), solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o padre Rodrigo Rubi foi ordenado sacerdote. A celebração aconteceu no Santuário São Cristóvão, no bairro Igara, em Canoas. O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, foi o bispo ordenante. Concelebraram Dom Darley José Kummer, Dom Bertilo João Morsch, bispos auxiliares, e Dom Adilson Pedro Busin, que se despede da Arquidiocese para assumir no dia 2 de julho a diocese de Tubarão (SC).
COMUNIDADE EM FESTA
A Santa Missa de ordenação presbiteral do Pe. Rodrigo Rubi contou com a presença dos seus pais, do seu irmão Douglas e esposa, além do seu sobrinho. Fiéis das comunidades por onde o sacerdote realizou seu período de pastoral durante o período de seminarista na Arquidiocese de Porto Alegre também se fizeram presentes.
Para a comunidade do Santuário São Cristóvão a alegria foi dupla, pois no ano passado, outro filho, o Pe. Charles Kermaunar, hoje vigário paroquial nas paróquias Nossa Senhora Aparecida da Restinga e São João Paulo II, na capital, também ordenado presbítero, no dia 10 de junho de 2022. No ano de 2011 outro filho da comunidade também foi ordenado presbítero, o padre Cristiano da Rosa.
Homilia Dom Jaime Spengler
O arcebispo de Porto Alegre lembrou da necessidade de rezar pelos sacerdotes, no dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, em que toda a Igreja reza pela santificação dos sacerdotes, lembrando dos formadores nos seminários e também os padres que estão no Lar Sacerdotal.
"O coração hoje está no centro. Mais do que um órgão, o coração diz do mais profundo do ser de cada pessoa, algo que não mudou ao longo dos séculos. Aquela mulher tem um 'coração bom'. Aquele homem tem um 'coração bom'. A escritura também fala disto pelos profetas. Jesus também faz o convite quando diz 'eu sou manso e humilde de coração'. Aqui talvez o melhor resumo do Evangelho do Crucificado."
Ouça a homilia de Dom Jaime Spengler: https://open.spotify.com/episode/5Qw0H7T0Wfkv4H6akjjar3?si=aa0ac79cf8524b90
Mensagem do Pe. Rodrigo Rubi
Após ser ordenado presbítero, padre Rodrigo Rubi em sua mensagem exortou os seminaristas presentes na celebração: “Confiai sempre no Senhor. Ele é a única a esperança. A vida e o ministério do sacerdote são uma continuidade da vida e da ação do próprio Cristo. Essa é a nossa identidade, nossa verdadeira dignidade”.
O sacerdote recordou de forma especial à comunidade paroquial do Santuário São Cristóvão. “Este lugar me viu nascer, crescer e agora ser ordenado padre. Por onde for levarei tudo o que vivi aqui. Esta comunidade tem sido abençoada com muitas vocações. Sempre que voltar aqui retornarei ao ponto de partida das vivências que tive.”
Ouça a mensagem do Pe. Rodrigo Rubi: https://open.spotify.com/episode/26BHCcLGvdLc87LlFWRE7g?si=63eac088b58a45a7
O mais novo sacerdote da Arquidiocese de Porto Alegre teve uma agenda cheia já em seu primeiro domingo como ministro ordenado. No sábado (17), esteve na Catedral Metropolitana para a ordenação episcopal de Dom Juarez Albino Destro. Leia aqui: https://www.arquipoa.com/noticias/dom-juarez-albino-destro-novo-bispo-auxiliar-da-arquidiocese-de-porto-alegre
No domingo (18), o presbítero presidiu a sua primeira missa no Santuário São Cristóvão, em Canoas. A pregação foi realizada pelo Pe. Charles Kermaunar. Rezemos pelo ministério sacerdotal do mais jovem presbítero da Arquidiocese de Porto Alegre.